• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/04/2018
Ensino Fundamental

Parlamento Jovem Paulista tem 28 projetos de alunos da rede estadual

O número representa 59,57% das 47 propostas de todo o Estado, e os vencedores serão recebidos na Alesp

Os estudantes selecionados pelo Parlamento Jovem Paulista não viam a hora do grande dia chegar. E esse dia chegou! Hoje (26) e amanhã (27), os parlamentares mirins estarão na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) para apresentarem e votarem as propostas que criaram, conforme os trâmites previstos no edital do concurso. Foi selecionado um total de 47 projetos, 28 deles são de alunos da rede estadual, o que representa 59,57%.

Durante os dois dias, os eleitos serão recebidos na Casa e passarão por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação das propostas e tramitação nas comissões até o momento em que o documento se torne um Projeto de Lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos 47 jovens parlamentares, que têm idade entre 14 e 21 anos e cursam o 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico, em escolas públicas e privadas.

Um dos projetos escolhidos é do Bruno Marques dos Santos, estudante da escola estadual José Ephim Mindlin, na capital paulista. Ele propõe a criação de feiras para compra de produtos orgânicos diretamente do produtor, contando com incentivos fiscais e certificação para os participantes. Além do estímulo ao pequeno produtor, Bruno defende os benefícios para o meio-ambiente. “A agricultura orgânica cultiva os alimentos sem agredir a natureza e colabora com a preservação do nosso ecossistema para as gerações futuras”, afirma.

Outra proposta é a da aluna Maria Eduarda Morais Pessoa, da escola Prof. Alberto Conte, em São Paulo. O projeto dispõe sobre a criação da campanha “Faça o Bem”. A ação acontecerá durante a semana do dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado. Nesse período, as unidades escolares da rede deverão promover gincanas, doações, mutirões, visitas, palestras, debates e mesas-redondas sobre o tema. “Priorizando a Educação e os valores sociais, no futuro, o Brasil terá transformações positivas”, afirma a jovem parlamentar.