• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/08/2018
Boas Práticas

Participação de pais na vida escolar do aluno contribui para o aprendizado

Trazer famílias para dentro da comunidade escolar é uma preocupação da E.E. José Cândido e, sobretudo, da Secretaria da Educação

Pais e familiares possuem papel fundamental na vida escolar de crianças e adolescentes. Aproximá-los cada vez mais das atividades promovidas dentro da escola devem ser medidas tomadas por todas unidades. Isso é o que já acontece na E.E. José Cândido, da Diretoria de Ensino de Araçatuba.

Por meio do projeto “Escola de Pais: Mude seu olhar para com seu filho”, a escola e os pais dos alunos puderam desenvolver muitos trabalhos em harmonia. A iniciativa é da professora de Artes, Cassia Daniela Lóis, e foi amplamente abraçada por todos os profissionais da unidade.

“A família tem um papel extremamente importante na construção do sucesso ou do fracasso escolar, à medida que funciona como um grupo afetivo responsável por grande parte da formação cultural e do estabelecimento dos projetos de vida e identidade dos alunos”, explica a docente.

A ideia, dessa forma, é unir o saber científico à cultura e experiências familiares. Essa medida possibilitou que pais e responsáveis participassem mais da vida cotidiana do estudante, sobretudo, quanto a suas tarefas e notas.

Para isso, foram feitos encontros mensais de pais, coordenação escolar, professores e convidados. Atividades de interação, palestras com especialistas (como psicólogas, psicopedagogas e assistentes sociais) e palestras com parceiros comunitários estiveram entre as principais ações do projeto.

“Eu acho que quando tem aquela proximidade maior, quando o pai se abre sobre as dificuldades que enfrenta em relação aos estudos do filho, cria-se um laço afetivo e uma relação mais confiável”, afirma a diretora da escola, Ana Luisa Horta Ayres Pinheiro.

Conforme o interesse dos participantes, os temas abordados foram variados, como comunicação e relacionamento familiar, imposição de limites às crianças e aos adolescentes, mídia e tecnologias no contexto sociofamiliar, entre outros.

‘Minha Escola SP’

Medidas como a da E.E. José Cândido são essenciais para sensibilizar a família a se aproximar da comunidade escolar. Sem dúvida, essa também é uma preocupação da Secretaria de Estado da Educação com toda rede de ensino paulista.

No último dia 1º de agosto, a pasta lançou o aplicativo para smartphone “Minha Escola SP” para alunos e responsáveis das Escolas Estaduais. A nova plataforma é um canal de comunicação direto e gratuito com a rede.

“A rede estadual de educação é muito grande e muito diversa. Queremos ouvir o aluno e o funcionário para ampliar o diálogo e diminuir as distâncias”, ressalta o secretário de Estado da Educação, João Cury.

O sistema reúne as principais informações do aluno dentro da escola, como boletim, registro de frequência, carterinha estudantil, entre outras atividades. A grande novidade, portanto, é que os pais também terão um login e senha para acessá-lo e acompanhar a vida escolar do estudante.

“Queremos que pais e alunos se envolvam mais com esse conceito. Ele é fundamental para o aprendizado do jovem”, esclarece Marcelo Cabral, coordenador da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA) da pasta.

Nesta primeira fase de implantação, o serviço está disponível para celulares e tablets com sistema Android (basta baixar Minha Escola SP na Play Store).