• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 29/10/2004
Últimas Notícias

Participantes do Escola da Família da Zona Sul expõem trabalhos artísticos no MAM

Trabalhos desenvolvidos por participantes do Programa Escola da Família ficarão expostos no Museu de Arte Moderna (MAM), de 30 de outubro a 5 de dezembro, na exposição “A Escola com […]

Trabalhos desenvolvidos por participantes do Programa Escola da Família ficarão expostos no Museu de Arte Moderna (MAM), de 30 de outubro a 5 de dezembro, na exposição “A Escola com Arte – Uma experiência nos fins de semana”, com curadoria de Bené Fonteles.

O material da mostra faz parte do Projeto Ávida, da artista plástica Nair Kremer, que durante um semestre inteiro capacitou alunos, pais, professores e a comunidade de 12 escolas da zona sul de São Paulo para a produção artística.

O objetivo do Projeto Ávida é desenvolver o talento e a sensibilidade dos participantes do Programa Escola da Família, além de capacitar os educadores que atuam aos finais de semana para a multiplicação desta prática de criatividade.

“O Eixo Cultural do Escola da Família é um dos que mais recebe participantes, o que demonstra a importância da integração de projetos como o Ávida na programação das escolas. Poder mostrar os resultados destes trabalhos desenvolvidos por alunos e usuários é uma forma de valorizar a produção artística, incentivar novos talentos, e mostrar para a iniciativa privada e sociedade como um todo, a importância da união de todos neste grande projeto social que é o Escola da Família”, explica Cristina Cordeiro, coordenadora geral do Programa Escola da Família.

A exposição dos resultados deste trabalho conta com a parceria do Instituto Faça Parte – Brasil Voluntário, e contém: vídeos, pinturas, desenhos, colagens, fotografias e esculturas, apresentadas em cinco módulos – Rostos no Espelho, Outros Rostos, Paisagem da Alma, Descoberta de Si Mesma e Corpo em Movimento -, espalhados num percurso de 11 ambientes:

O primeiro segmento, que se relaciona ao tema do auto-retrato, é interativo e conta com trabalhos de Bené Fonteles, que focou sua atenção nos auto-retratos e Van Gogh. Estão previstos também a realização de debates sobre os assuntos correlatos à exposição e várias atividades do Setor Educativo do MAM, dentro e fora do espaço expositivo.

A mostra também contará com obras de outros artistas, como Guto Lacaz, Luiz Hermano, Renata Costa, além de Bené Fonteles e Nair Kremer. A produção artística dos participantes do Escola da Família vieram das Escolas Estaduais Hermano R. da Silva, João Ernesto Faggin, Professor José Nascimento, Prof. Dr. Lauro Travasso, Leonor Quadros, Prof. Luiz Simione Sobrinho, Profa. Maria Augusta Neves, Martins Pena, Prof. Reducino de Oliveira, Padre Tiago Alberione, Prof. Pedro Calil Padis e Prof. João Evangelista Costa.

O Programa Escola da Família levará estudantes das escolas estaduais durante a semana para visitar a Exposição, além de participantes das atividades nos finais de semana.

Serviços:

Exposição “Escola com Arte – Uma Experiência educacional com a comunidade”, curadoria de Bené Fonteles

Abertura para convidados e imprensa: dia 29 de outubro, às 18 horas

Local: MAM – Grande Sala – Parque do Ibirapuera, portão 3

Visitação: de 30 de outubro a 5 de dezembro

Horários:

segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 12 às 18 horas;

quintas-feiras, das 12 às 22 horas;

sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.

Ingresso: R$ 5,00 (estudantes pagam meia entrada)

Sócios e parceiros do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. A entrada é franca aos domingos, durante todo o dia, e às quintas-feiras, a partir das 17 horas.

O estacionamento é gratuito no local.

Wania Torres