• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 05/12/2014
Escola da Família

Voluntários do Escola da Família são homenageados nesta sexta-feira (5)

Evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social marca o Dia Internacional do Voluntário

Nesta sexta-feira (5), é comemorado o Dia Internacional do Voluntário. E, para celebrar a data, acontece no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, um evento em homenagem aos voluntários do programa Escola da Família e de outros programas do Governo do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre as atividades que marcam o evento, estão previstas homenagens aos participantes do programa SP Voluntário, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, além de apresentações e vídeos sobre o trabalho voluntário.

Atualmente, as 2,3 mil unidades de ensino contam com o trabalho espontâneo de cerca de 11 mil pessoas aos fins de semana. Os “voluntários da Educação” atuam em ações de esporte, cultura, lazer, saúde e trabalho. Os interessados dedicam o tempo livre para auxiliar a promoção das atividades gratuitas voltadas aos alunos e a comunidade escolar, como por exemplo, aulas de dança ou oficinas de artesanato. Todos são supervisionados pela coordenação local do programa.

Há quatro anos desenvolvendo o projeto de basquetebol na escola estadual Professor Newton Espirito Santo Ayres, o voluntário Wilson de Oliveira Rodrigues se considera um vencedor. “Para mim, a grande vitória é ver que por meio do projeto mostramos o quanto podemos dedicar nosso tempo e disposição para ajudar o próximo. É gratificante chegar todos os sábados e ver mais de 50 crianças, que ficam conosco por duas horas aprendendo um esporte”, conta.

Sobre o Escola da Família

Desde 2003, o programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública são abertas aos sábados e domingos para a comunidade, para a realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e tem o objetivo de estimular as unidades de ensino públicas estaduais a abrirem seus espaços para a comunidade aos finais de semana.

#album[2715]top#