terça-feira, 01/11/2016
Conselho de Escola

Participantes do primeiro Grupo de Escuta partilham experiência da atividade

Etapa Diagnóstico do Projeto Gestão Democrática ouviu alunos, professores, pais e comunidade escolar

A Secretaria de Estado da Educação está discutindo com toda a comunidade escolar o aperfeiçoamento das leis que regem os Grêmios Estudantis, os Conselhos de Escola e as Associações de Pais e Mestres. Os primeiros a serem ouvidos na etapa “Diagnóstico” do Projeto Gestão Democrática foram os cinco segmentos da escola: alunos, professores, servidores, gestores e pais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O Objetivo foi realmente de escutar os segmentos da escola, os alunos, os professores e os funcionários sobre órgãos colegiados e sobre a gestão democrática, como ela acontece na escola”, explicou a facilitadora do projeto Gestão Democrática, Andréa Aparecida Nagatani Passos.

Para realizar os primeiros Grupos de Escuta, a dirigente regional de Ensino de Mogi das Cruzes, Rosania Morales Morroni, explica que os “facilitadores” receberam formação adequada para aplicar as atividades propostas nos encontros. “Estes foram escolhidos objetivando sempre a ser um facilitador que escutasse, que fosse impessoal, imparcial e deixasse esses segmentos a vontade na sua explanação”, disse.

Para Maria Luiza Fernandes, presidente do Grêmio Estudantil da E.E. Dr. Deodato Wertheimer, é importante que a Secretaria dê espaço para que os alunos manifestem seus interesses. “A gente passa muito tempo aqui dentro da escola e esse espaço precisa proporcionar algumas coisas para a nossa formação”, disse.

Os Grupos aconteceram entre julho e agosto. Foram ouvidos cerca de 2.700 representantes da comunidade escolar de 15 polos do Estado. As atividades desenvolvidas subsidiaram a elaboração de um formulário que vai contribuir para o desenvolvimento do projeto.

– Clique aqui e faça a sua contribuição