sábado, 17/03/2018
Governo do Estado de São Paulo

Participe das Conferências Escolares pelo Meio Ambiente

Etapa local de reuniões e pesquisas nas escolas deve acontecer até 31 de março; encontro nacional acontece em junho

A água é o recurso natural mais precioso para a vida. Que tal dar a sua contribuição para o uso sustentável da água e mobilizar a sua comunidade para participar das Conferências Escolares pelo Meio Ambiente, primeira etapa da V CNIJMA (Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente)? Mais informações, como calendário de atividades, podem ser conferidas no site oficial do evento nacional será realizado em junho de 2018. Clique aqui e confira

– Regulamento Estadual da V CNIJMA – Estado de São Paulo

Podem participar da 5ª CNIJMA os estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas e rurais da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural que estejam matriculados em uma turma do Ensino Fundamental – anos finais, tenham entre 11 e 14 anos na data da Conferência Nacional, participado do processo da Conferência e que demonstrem interesse pela causa socioambiental.

– Manual Orientador “Metodologia de Construção Colaborativa de Projetos”

Etapas

Conferência nas Escolas: envolve toda a comunidade escolar sem restrição de faixa etária e série. No entanto, os delegados e seus suplentes escolhidos deverão estar cursando o ensino fundamental, anos finais, e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa final da V CNIJMA. A data limite para a realização dessa etapa é 31 de março.

Conferência Municipal/Regional: trata-se de uma etapa opcional que aprofundará o tema a partir da perspectiva local e regional. Por esse motivo, não há data específica para sua realização.

Conferência Estadual:  aprofundará os estudos e diálogos sobre a temática propiciando um espaço de intercâmbio e troca de conhecimentos. Nessa etapa, que deve acontecer até o dia 9 de maio, será realizada a escolha da delegação e de um projeto de ação para representar o Estado na Conferência Nacional.

Conferência Nacional: entre os dias 15 e 19 de junho acontecerá um encontro que reunirá os delegados e delegadas de todos os Estados, que já debateram o tema água em suas escolas. Nessa etapa, os estudantes aprofundarão o tema, socializarão os projetos, participarão de oficinas e de atividades culturais.

Caso tenha alguma dúvida específica sobre V CNIJMA no Estado de São Paulo, entre em contato pelo e-mail vconferenciainfanto.sp@gmail.com, ou acesso o blog da Conferência e também a página do Facebook, que publicam informações periodicamente.

Caso queira, entre em contato, por e-mail, com os profissionais da CGEB (Coordenadoria de Gestão da Educação Básica): Ana Joaquina Sallares,  Andréia C. B. Cardoso e Sergio L. Damiati.