• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/10/2015
Pais e Alunos

Participe da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica no Ibirapuera

Evento tem o objetivo de informar sobre doenças que afetam o rendimento escolar dos alunos

Dor de ouvido ou problemas respiratórios muitas vezes parecem doenças comuns, mas podem ser altamente prejudiciais para a formação das crianças. Especialistas alertam que infecções nos ouvidos, problemas respiratórios, distúrbios do sono e equilíbrio podem interferir diretamente no desenvolvimento físico e intelectual infantil. Para saber mais sobre as doenças que podem afetar o rendimento escolar das crianças, participe da 2ª edição da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica, no Parque Ibirapuera.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante o evento, realizado pela Academia Brasileira de Otorrinolaringologia Pediátrica (ABOPe), em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), será possível tirar todas as dúvidas sobre prevenção e entender quais doenças que afetam os ouvidos, nariz e garganta em crianças, por meio de atividades educativas.

De forma didática e interativa, quatro importantes temas tratados pela otorrinolaringologia pediátrica serão apresentados aos participantes:

Sono

Uma oficina teatral encenará uma sala de aula, onde um ator trajado de aluno e outro como professor dialogam entre si, com os pais e as crianças, sobre os efeitos do ronco e da apneia do sono, problemas que atingem cerca de 3% da população infantil em fase pré-escolar.

Audição

A otite ou inflamação nos ouvidos atinge 70% da população infantil. Em casos crônicos, pode causar perda de audição em cerca de 15% crianças na faixa pré-escolar, afetando o desenvolvimento da fala e a alfabetização. Para entender mais sobre os principais problemas auditivos, os visitantes poderão conferir a representação de um ambiente doméstico com ruídos comuns do dia a dia, um tapete musical que é ativado com os pés, um telefone de lata em que duas crianças conversam em lados opostos, entre outros.

Equilíbrio

Brincadeiras para entender a relação do ouvido com o equilíbrio e avaliar suas habilidades de estabilidade corporal.

Respiração

Participantes terão a oportunidade de entender as principais causas da obstrução nasal e seu impacto na qualidade de vida, brincando no “Jogo dos Aromas”, teste para identificar, apenas com o olfato, 10 cheiros diferentes escondidos em uma caixa surpresa. 

Serviço:

Lançamento da Campanha Nacional Otorrino Pediátrica
Data: 6 e 7 de novembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Arena Ponte de Ferro – Parque Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Moema – São Paulo (SP)
Entrada franca.
Única apresentação.