quinta-feira, 13/04/2017
Pais e Alunos

Participe do Parlamento Jovem Brasileiro 2017 e vivencie o cotidiano de um parlamentar

Os estudantes interessados em participar do PJB têm até 9 de junho para elaborar um Projeto de Lei

Já se tornou comum ver imagens dos parlamentares na televisão, mas você, realmente, sabe como é o trabalho deles e como funciona o Parlamento brasileiro? Parlamentar é o nome dado aos Deputados Federais e Senadores, que compõem o Congresso Nacional. Eles são escolhidos pelo voto popular e sua tarefa é defender os interesses da sociedade, elaborando projetos que visem melhorias para a nação. Mas, além de saber como funciona é possível viver na prática essa experiência, por meio do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Os interessados podem encontrar mais informações no Manual de Procedimentos disponível no site da Câmara.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Critérios para participar do programa

Para fazer parte do Parlamento Jovem Brasilerio, o concorrente precisa ter entre 16 e 22 anos (completados até 31/12/2017) – isso significa que só podem participar do PJB 2017 estudantes nascidos entre 1995 e 2001. É necessário que a aluna, ou aluno esteja matriculado e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. Estudantes que cursam o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio também estão aptos a participar.

Depois, basta elaborar um Projeto de Lei de sua própria autoria. No site da Câmara há materiais que auxiliam professores e alunos para elaboração de PL’s. Elaborado, é só encaminhar o projeto, a ficha de inscrição, uma cópia do RG, o comprovante de matrícula e a autorização do responsável legal para viagem do aluno ao Distrito Federal no e-mail saopaulo.pjb2017@gmail.com, até o dia 09 de junho 2017.

Realizado anualmente, o Programa Parlamento Jovem Brasileiro tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, com a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos tomarão posse como jovens deputados, durante uma semana, em Brasília. A Câmara receberá os jovens de 25 a 29 de setembro.

Os interessados também podem entrar em contato com os coordenadores do Parlamento Jovem Brasileiro na Secretaria da Educação, Sergio Luiz Damiati e Emerson Costa, que estão prontos para tirar as suas dúvidas.