• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/12/2017
A2img/Diogo Moreira
Ensino Fundamental

Particles4U: inscrições seguem abertas até 7 de janeiro

Professores e alunos devem criar uma ferramenta educacional que mostre como a física de partículas está presente no dia a dia

Ainda dá tempo de se inscrever na competição Particler4U. Para participar, basta criar uma ferramenta educacional que mostre como a física de partículas está presente no dia a dia das pessoas. As inscrições vão até 7 de janeiro e devem ser feitas pelo site.

Para formalizar a inscrição, preencha o formulário de registro com uma descrição, por escrito, da sua contribuição criativa, incluindo os objetivos e o público alvo. Anexe imagens (fotos e/ou vídeos) que ajudem o júri a entender a utilização da sua ferramenta, além de qualquer outro material que dê suporte e seja relevante para a avaliação.

O projeto pode ser um objeto, protótipo, plano de aula, atividade, jogo, experiência, ou ainda um trabalho artístico. O importante, mesmo, é usar bastante a criatividade. Mas, claro, não se esqueça de incluir o aspeto educacional.

São duas categorias, uma primária, para alunos mais novos, com idade até 12 anos, e seus respectivos professores, e a secundária para alunos com idade igual ou superior a 13 anos e seus professores. A competição é internacional, e contará com projetos individuais ou em grupos. O objetivo é mostrar ao mundo como é que a física de partículas está em toda a parte e como afeta a vida do ser humano de maneiras diferentes.

Premiação

As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com a visita de um físico de partículas do IPPOG, que apresentará uma introdução ao tema adequada ao nível dos vencedores. Os premiados também receberão um presente e um certificado para cada membro, nos casos de trabalhos em grupo, como reconhecimento. Para os professores da categoria secundária será oferecido um detector de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador com internet e que serve para medir os raios cósmicos na sala de aula, por exemplo.

O IPPOG ainda pretende auxiliar os participantes, para isso basta escrever um e-mail para o endereço ippog.info@cern.ch, e tirar suas dúvidas pontuais.