quarta-feira, 28/05/2014
Pais e Alunos

Partida de beisebol com alunos de escola estadual agita Dia do Desafio

Meta do evento internacional é incentivar a prática esportiva em todas as idades

A Praça Sagrado Coração de Jesus, uma das mais tradicionais do Bom Retiro, será palco, nesta quarta-feira (28), de uma partida de beisebol. O jogo entre estudantes da E.E. João Kopcke e a comunidade faz parte da 20ª edição do Dia do Desafio. O evento criado no Canadá tem apoio da Secretaria da Educação e neste ano vai reunir 3.050 cidades de 22 países.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A ideia é promover uma competição amistosa entre as cidades participantes e mobilizar o maior número de pessoas para prática de um esporte ou atividade física. Neste ano, São Paulo tem pela frente uma disputa acirrada com Curitiba. Em 2013, no confronto com Bogotá, 30,25% dos habitantes da capital paulista praticaram algum exercício contra 10,03% dos colombianos.

Além da capital, municípios do interior e do litoral também participam do projeto. Nas escolas da rede estadual, estão programadas atividades coletivas de, no mínimo, 15 minutos antes do início das aulas do período da manhã e da tarde ou no intervalo. Os alunos terão ainda orientações sobre a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e qualidade de vida.

“O Dia do Desafio enfatiza a importância da prática de exercícios físicos para a saúde e nossos alunos não poderiam ficar de fora dessa iniciativa. Assim como no ano passado, a Secretaria espera uma mobilização em massa da comunidade escolar para participar das atividades promovidas nas escolas e nos eventos realizados pelas unidades do Sesc”, afirma Maria Elisa Kobs Zacarias, da Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB).

Além das aulas de Educação Física, as escolas também vão realizar atividades culturais. A E.E. Professor Paulo Rossi, localizada no bairro de Mirandópolis, por exemplo, programou danças típicas, valorizando características regionais e antecipando as festividades juninas.