• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 18/03/2021
Notícia

Passeio virtual, topa?

Exposição é um convite para viagem à Amazônia através da arte

“Todo mundo ficava doido para ir para a Europa, eu queria conhecer o Brasil”. Em 1975, durante 60 dias, o artista pernambucano José Cláudio fez uma expedição pela Amazônia, juntamente com o músico Paulo Vanzolini, e essa experiência resultou em mais de 100 telas pintadas

Seu testemunho através da pintura mapeia não só os locais por onde passou, mas também registra, com traços livres, as muitas espécies da biodiversidade da Amazônia e todo um universo de culturas locais valiosas.

Esta coleção de óleo sobre tela faz parte do Acervo Artístico dos Palácios, desde 1978. E agora, pode ser apreciada na exposição virtual “A Amazônia de José Cláudio da Silva: a bordo do Garbe, com Paulo Vanzolini”.

A mostra apresenta um mapa interativo com o roteiro da viagem, e as obras pintadas em cada localidade visitada entre Manaus e Porto Velho.

Além do convite para um passeio através da arte, a exposição propõe uma reflexão sobre temas como a nossa relação com a natureza e o olhar às desigualdades sociais, ao abandono e à devastação.

Acesse aqui a exposição, e boa viagem!