Professores da rede estadual de ensino no interior de SP vão assistir a apresentações de “Coração Bazar” a partir de hoje
Os professores de Artes e Língua Portuguesa da rede estadual de ensino do Interior vão assistir, em Araras, entre os dias 20 e 24 de abril, ao espetáculo “Coração Bazar”, da atriz Regina Duarte. Serão oito apresentações no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, onde a atriz, por meio de um monólogo, interpretará textos poéticos e dramáticos, incentivando o os professores a utilizar a linguagem literária em sala de aula.
A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Cultura e vai ao encontro da política educacional do Governo do Estado que prevê uma série de ações de formação continuada dos educadores com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino público. Os espetáculos serão gratuitos, exclusivos para os docentes, assim como o transporte até Araras.
“A arte desempenha um papel fundamental como elemento facilitador no estabelecimento de relações significativas entre os conteúdos teóricos e o cotidiano, uma vez que possibilita a observação e a crítica, além de desenvolver a criatividade”, lembra o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.
Os 7.200 professores da Capital também terão a oportunidade de assistir ao espetáculo, entre os dias 4 e 8 de maio, no Memorial da América Latina.
Seleção
O monólogo de Regina Duarte levará ao palco a dramatização de importantes textos da literatura nacional e internacional, facilitando a compreensão e discussão pelos interessados no tema. Os textos escolhidos têm um significado marcante para a atriz em várias fases de sua vida. O espetáculo reúne obras dos seguintes autores: Carlos Drumond de Andrade, Cleise Mendes, Ferreira Gullar, Cecília Meirelles, Millôr Fernandes, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, João Silvério Trevisan, Vinícius de Moraes, Ivan Ângelo, Adélia Prado, Liv Ullman, Florbela Espanca e Paulo Leminsky.
Agenda de apresentações (região de Araras)
20/04 – 20 horas: professores da região de Campinas e Sumaré
21/04 – 19 horas: professores da região de Mogi-Mirim
21/04 – 21 horas: professores da região de Pirassununga (Araras)
22/04 – 19 horas: professores da região de São João da Boa Vista
22/04 – 21 horas: professores da região de Limeira
23/04 – 20 horas: professores da região de São Carlos
24/04 – 19 horas: professores da região de Ribeirão Preto
24/04 – 21 horas: professores da região de Americana