• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/08/2004
Últimas Notícias

Peça de teatro “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é tema de capacitação para professores da rede estadual

Parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Centro Cultural Grupo Silvio Santos leva a professores oficinas sobre o uso da linguagem teatral e da literatura na sala de aula […]

Parceria entre Secretaria de Estado da Educação e Centro Cultural Grupo Silvio Santos leva a professores oficinas sobre o uso da linguagem teatral e da literatura na sala de aula

Na quarta-feira, dia 11, cerca de 450 profissionais – entre professores, ATPs, supervisores e diretores – acompanharam a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, escrita por Jorge Amado.

A encenação foi um dos pontos da capacitação, que aconteceu durante todo o dia, no teatro Imprensa, com oficinas artístico-pedagógicas e palestras sobre o uso da linguagem teatral e da literatura.

Durante o evento, o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, assinou a parceria com o Centro Cultural Grupo Silvio Santos, que por meio do projeto Literatura no Teatro pretende incentivar a leitura entre os estudantes, além de levar a linguagem teatral para as salas de aula.

Além das oficinas já iniciadas, a parceria prevê a distribuição de 5.600 ingressos da peça para os alunos da 5ª série das escolas participantes do projeto, sendo 800 ingressos mensais desde abril deste ano.

O projeto Literatura no Teatro é coordenado por Cíntia Abravanel, também responsável pela produção da peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”. “É um presente para a minha carreira como mãe e profissional estar em um projeto como esse. Percebo a cada dia como o teatro pode colaborar com os professores e como é uma ferramenta de incentivo à leitura”, disse Cíntia Abravanel.

Para o Secretário Gabriel Chalita, é muito importante que os alunos tenham acesso à literatura e ao teatro que, em sua opinião, é uma arte completa, pois envolve dança, música, interpretação e poesia. “Agradeço aos nossos educadores que estão sempre dispostos a estudar e aprender. Só assim poderemos construir juntos a escola que todos nós sonhamos”, afirmou Gabriel Chalita.

Presente de aniversário

A peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” foi escrita em 1948 por Jorge Amado. Ele a fez como presente de aniversário para seu filho João Jorge, quando este completou um ano de idade. Somente em 1976, o texto foi publicado em um livro com belas ilustrações de Carybé. A adaptação e direção que está em cartaz é de Vladimir Capella e o elenco conta com Amanda Acosta, Daniel Morozetti, Ana Saguia, Sônia Loureiro entre outros.

 

 

 

Adriana Cardillo