• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 04/05/2004
Últimas Notícias

Peça incentiva uso da linguagem literária nas salas de aulas

Oito apresentações serão realizadas no Memorial da América Latina Mais de sete mil professores de Artes e Língua Portuguesa da rede pública estadual de ensino da Grande São Paulo vão […]

Oito apresentações serão realizadas no Memorial da América Latina

Mais de sete mil professores de Artes e Língua Portuguesa da rede pública estadual de ensino da Grande São Paulo vão assistir, de hoje até sábado, dia 8, ao espetáculo “Coração Bazar”, da atriz Regina Duarte. Serão oito apresentações no Memorial da América Latina, onde a atriz, em um monólogo, interpretará textos poéticos e dramáticos, incentivando os professores a utilizar a linguagem literária em sala de aula.

A iniciativa, uma parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e Cultura, vai ao encontro da política educacional do Governo do Estado, que prevê uma série de ações de formação continuada dos educadores com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino público. Os espetáculos serão gratuitos e exclusivos aos docentes.

“A arte desempenha um papel fundamental como elemento facilitador no estabelecimento de relações significativas entre os conteúdos teóricos e o cotidiano, uma vez que possibilita a observação e a crítica, além de desenvolver a criatividade”, lembra o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita.

Para a Secretaria de Estado da Cultura, a iniciativa é muito importante e ilustra a importância do acesso à cultura para uma boa formação. “Preocupada em assegurar que a cultura chegue a todos não poderia deixar de me envolver em um projeto como este. A democratização da cultura é parte da política cultural e uma das prioridades de minha gestão”, afirma a Secretária de Estado da Cultura, Claudia Costin.

O projeto teve início no interior de São Paulo, entre os dias 20 e 24 de abril, quando cerca de quatro mil professores assistiram ao espetáculo “Coração Bazar”, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, em Araras.

“Coração Bazar”

O monólogo de Regina Duarte levará ao palco a dramatização de importantes textos da literatura nacional e internacional, facilitando a compreensão e discussão pelos interessados no tema. Os textos escolhidos têm um significado marcante para a atriz em várias fases de sua vida. O espetáculo reúne obras dos seguintes autores: Carlos Drummond de Andrade, Cleise Mendes, Ferreira Gullar, Cecília Meirelles, Millôr Fernandes, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, João Silvério Trevisan, Vinícius de Moraes, Ivan Ângelo, Adélia Prado, Liv Ullman, Florbela Espanca e Paulo Leminsky.

Agenda

§ 04/05 – 20h: professores das DEs Sul 1, Sul 2, Sul 3 e Osasco

§ 05/05 – 20h: professores das DEs de Caieiras, Carapicuíba, Diadema e Itapecerica da Serra

§ 06/05 – 19h: professores das DEs Guarulhos-Norte, Guarulhos-Sul, Itapevi e Itaquaquecetuba

– 21h: professores das DEs do Centro, Centro-Oeste e Centro Sul

§ 07/05 – 19h: professores das DEs de Mauá, Mogi das Cruzes, Suzano e Taboão da Serra

– 21h: professores das DEs Leste 5, Norte 1 e Norte 2

§ 08/05 – 19h: professores das DEs de Santo André, São Bernardo e Leste 4

– 21h: professores das DEs Leste 1, Leste 2 e Leste 3