segunda-feira, 04/07/2005

Penúltima edição do Fórum Educador reúne 74 representantes de municípios paulistas

Prefeito e secretários municipais vieram à Capital buscar parcerias com o Estado Uma auditório formado por 36 prefeitos e 38 secretários municipais, todos com o mesmo objetivo: melhorar a qualidade […]

Uma auditório formado por 36 prefeitos e 38 secretários municipais, todos com o mesmo objetivo: melhorar a qualidade da escola pública por meio do trabalho conjunto com o Estado. Nesta edição do Fórum Regional Governo Educador, a sede da Secretaria de Estado da Educação abriu as portas para representantes das regiões de São José dos Campos, Votuporanga e litoral do Estado.

“Educação é uma missão do secretário Chalita, e agora, passou a ser nossa também”, disse o prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury. E o secretário confirmou o que foi dito por Cury. “São Paulo é o Estado que mais investe no treinamento de professores. Cerca de 120 milhões de reais por ano. Em seguida vem Minas Gerais, com 20 milhões de reais investidos anualmente.”

Chalita explicou ainda que ao investir na formação do professor, o resultado se reflete na evolução do aluno. E em relação a ajuda que o Estado pode dar aos municípios, afirmou: “Em 15 dias, os prefeitos serão avisados sobre o que podemos fazer ou não”.

PRIORIDADE

Durante a conversa com prefeitos e secretários, Gabriel Chalita explicou que a prioridade no atendimento de pedidos será dada aos casos de reforma e ampliação de escolas estaduais. Para isso, 120 milhões de reais já foram liberados pelo Governador. O objetivo é repassar o dinheiro para que os prefeitos façam o que for necessário. Temas como transporte e merenda escolar e o sistema de avaliação de alunos foram alguns dos assuntos tratados durante o encontro. A adesão ao Programa Escola da Família , iniciativa do Governo do Estado que abre as escolas para a comunidade aos finais de semana, também foi discutida. O prefeito de Votuporanga, Carlos Pignatari, comemorou a iniciativa. “O Fórum promove a aproximação do secretário com os municípios. Fica muito mais fácil porque temos a garantia de que seremos recebidos por ele.”

MUNICIPALIZAÇÃO

Segundo a coordenadora da Municipalização, Ana Maria Mantovani, dos 645 municípios paulistas, 560 já aderiram à municipalização do ensino. “É quando os municípios assumem, em parte ou totalmente, o ensino fundamental que vai da 1ª a 8ª série”, explicou.

Durante o fórum Gabriel Chalita ressaltou a importância que as lideranças locais têm na alfabetização e no desenvolvimento dos alunos. “A educação é algo que precisa de quem tem autoridade.”

Esta é a 9ª edição do fórum. O primeiro foi realizado em São Paulo, em março, e teve grande participação dos prefeitos do Estado. Mais de 540 municípios se fizeram representar no evento, 425 deles pelos próprios prefeitos. A fase regional começou em abril, e já atendeu as regiões de Álvares Machado, Piracicaba, Sorocaba, Catanduva, Jaú, Garça, Araçatuba e Ribeirão Preto.

SERVIÇO

Quarta-feira, dia 6, será realizada a última edição do Fórum Regional para os prefeitos da região metropolitana de São Paulo. O encontro será realizado na sede da Secretaria de Estado da Educação, a partir das 10 horas, na Praça da República nº 53 – São Paulo.

Celso Bandarra