• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/10/2013
Alimentação Escolar

Pequenos terão merenda especial para comemorar o Dia das Crianças

Cerca de 1,1 milhão de alunos terão cardápio com torta de morango, pavê colorido e outros

Nas escolas estaduais de São Paulo, a festa do Dia das Crianças contará com um cardápio caprichado. Receitas como torta de morango, pavê colorido e rocambole saudável serão preparadas para 1,1 milhão de alunos, que estudam nas mais de 2 mil escolas do Estado participantes do Programa de Alimentação administrado diretamente pela Educação.

As unidades de ensino foram orientadas a utilizarem a verba adicional já prevista no orçamento da merenda escolar de outubro, no valor total de R$ 549 mil, para aquisição de diversos itens para compor a merenda especial. Cada escola decide em qual data servirá a refeição diferenciada até a próxima sexta-feira (11), véspera do Dia das Crianças.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todas as unidades participantes receberam um passo a passo para a preparação de receitas que podem ser incorporadas ao cardápio. Entre os pratos sugeridos para animar a comemoração do Dia das Crianças está o rocambole de risoto. Na receita, são utilizados o frango desfiado e o risoto, alimentos enviados pela Educação para as escolas estaduais. Confira aqui o passo a passo para a receita.

Alimentação saudável

Também foi indicada a utilização de alimentos coloridos e saudáveis para a composição dos pratos especiais, como pimentão e salada e frutas.

A diretora técnica do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar, Andreia Regina Ignácio dos Santos, explica que a proposta é não abandonar as refeições equilibradas nem mesmo nas datas festivas. “Nossos alunos sempre são orientados a consumir doces com moderação e o cardápio especial também deve conter alimentos saudáveis”, afirma.

Merenda escolar

A merenda na rede estadual é fornecida de duas maneiras; centralizada e descentralizada. Na primeira, o Estado fica responsável pela compra e distribuição dos insumos às escolas. Cerca de 2.200 escolas fazem parte desse modelo. Para essas unidades, também é oferecida uma verba adicional, chamada de Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar. O aporte deve ser usado pelos gestores para a compra de legumes, verduras e frutas frescas.

Já no modelo descentralizado é realizado o repasse de verba para que os municípios adquiram as refeições. Cerca de 3,8 mil escolas têm a merenda fornecida pelas prefeituras, com repasse de verbas do Governo do Estado e Ministério da Educação.