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quinta-feira, 26/09/2013
Boas Práticas

Projeto de percussão corporal muda comportamento de alunos da zona norte de SP

Trabalho desenvolvido por professora de arte foi apresentado no Festival Sincronia das Linguagens

Com apenas 10 anos, Pedro Augusto, aluno da E.E. Luiz Lazaro Zamenhof  já ajudou a compor uma melodia. O mérito não é apenas dele. Todos os alunos da professora Rosa Fumiyo criaram uma música coreografada, usando barulhos produzidos por mãos e pés.

Para a professora que propôs o desafio aos alunos, Bárbara Calixto, a percussão corporal faz com que os estudantes prestem atenção em sons simples do dia-a-dia e, com isso, aprendam a ouvir o próximo.

“É impressionante quanto os alunos  ganham com essa experiência. Concentração, sensibilidade, até as crianças mais tímidas aprendem a se colocar e mostrar sua opinião sobre qualquer tipo de assunto”, afirma Bárbara. E Pedro comprova o comentário da professora. “Quando toco com meus amigos me sinto mais seguro. Sozinho, fico um pouco envergonhado”, diz o aluno.

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O trabalho de percussão corporal desenvolvido com os estudantes deu tão certo que depois de participarem do II Festival Sincronia das Linguagens, promovido pela Diretoria de Ensino Norte 2, além de receberem diversos elogios voltaram para escola transformados.

“Acredito que esse trabalho abriu a mente dos alunos. Eles entenderam que não existe apenas português, matemática, história e geografia. Eles podem se destacar em outras áreas da vida Isso foi uma grande conquista”, revela a professora Rosa Fumiyo.