• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 29/09/2009
Últimas Notícias

Período para matrícula antecipada termina nesta quarta-feira (30/9)

Cerca de 350 mil já se cadastraram e irão ingressar na rede pública de ensino em 2010 Termina nesta quarta-feira (30/9) a primeira etapa da matrícula antecipada realizada pela Secretaria […]

Cerca de 350 mil já se cadastraram e irão ingressar na rede pública de ensino em 2010

Termina nesta quarta-feira (30/9) a primeira etapa da matrícula antecipada realizada pela Secretaria de Estado da Educação em parceria com os 645 municípios paulistas. Até o momento, cerca de 350 mil crianças e adolescentes já se cadastraram para garantir, com antecedência, uma vaga em escolas públicas em 2010.

A matrícula antecipada é destinada a crianças e jovens que estão fora da rede pública de ensino e desejam ingressar no Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aqueles que, em 2009, já estudam em escolas públicas não precisam participar do processo.

Para efetuar a inscrição, pais ou responsáveis devem procurar qualquer unidade estadual ou municipal, levando um comprovante de residência. É recomendada a apresentação de certidão de nascimento ou R.G da criança.

Entre outubro e novembro, a Pasta e os municípios irão planejar o atendimento para o ano letivo de 2010 e as matrículas serão efetivadas. Os alunos que já estudam na rede pública receberão a informação sobre a escola de destino na própria unidade que frequentam. Para os demais estudantes, a Secretaria de Estado da Educação vai enviar correspondência informando a escola em que foi matriculado.

Planejamento

A matrícula antecipada é uma importante ferramenta de planejamento da Secretaria de Estado da Educação. Por meio do sistema, é possível que a Pasta e os municípios consigam organizar o atendimento dos alunos ingressantes, garantindo que o estudante seja encaminhado à escola mais próxima de sua casa.

Aqueles que perderem o prazo desta primeira etapa ainda poderão se matricular procurando as unidades da rede pública de ensino, mas não terão a garantia de que o aluno será encaminhado para unidade de preferência.