• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 30/11/2011
Imprensa

Pesquisa avalia percepção dos alunos da rede estadual em relação ao uso de preservativos

Parceria do Instituto Kaplan com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a enquete envolveu 1.625 estudantes que visitaram a instalação “Por dentro da camisinha”, em exposição no […]

Parceria do Instituto Kaplan com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a enquete envolveu 1.625 estudantes que visitaram a instalação “Por dentro da camisinha”, em exposição no Catavento Cultural e Educacional, na capital

Nesta quinta-feira, dia 01 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, serão divulgados os resultados de uma pesquisa sobre a percepção dos adolescentes em relação ao uso de preservativo, realizada em parceria pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A enquete envolveu 1.625 alunos do Ensino Médio de 48 escolas da capital e da Grande São Paulo, que entre os dias 7 e 25 de novembro visitaram a exposição “Por dentro da camisinha”, promovida pelo instituto no Catavento Cultural e Educacional — museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Cerca de 97% dos participantes da pesquisa têm entre 13 e 18 anos e 60% são do sexo feminino. Números recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam aumento de meninas infectadas entre os 13 a 19 anos. “Ainda há muitos mitos a respeito da camisinha entre os jovens. Nosso objetivo com essa exposição foi desmitificar essa questão, colocando os estudantes em contato com a camisinha, indo além da informação”, explica Camila Macedo Guastaferro, coordenadora do Instituto Kaplan.

A divulgação dos dados da pesquisa acontecerá às 10h, no Catavento Cultural e Educacional (Palácio das Indústrias — Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n, Centro — São Paulo/SP). Também na quinta-feira, dia 01, visitarão a exposição, a partir das 8h30, alunos da Escola Estadual Antônio Adib Chammas, de Santo André. Às 10h, acontecerá a visita da Escola Estadual Metalúrgico Luis dos Santos, de São Bernardo do Campo. Até o final da mostra são esperados cerca de 5 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Sobre a exposição “Por dentro da camisinha”

Promovida pelo Instituto Kaplan, em parceria com o Catavento Cultural e Educacional — museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a exposição “Por dentro da camisinha” tem como objetivo de informar os jovens sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e estimular a prevenção.

Com classificação para maiores de 13 anos e visitação em grupos de dez pessoas, a instalação convida o público a entrar em um preservativo gigante. Na primeira parte, a seção Alegorias DST simula uma festa, em que os participantes conhecem de forma lúdica como ocorre a contaminação das DST. Na segunda etapa, no Túnel da Camisinha, bonecos 3D representam as bactérias transmissoras da gonorreia e sífilis e os vírus responsáveis pelo HIV, herpes e HPV, impedidos de infectar o corpo humano pelo uso do preservativo. Ao final do percurso os visitantes conhecem o Espaço de experimentos, onde são realizadas experiências táteis para testar a eficácia da camisinha e recebem folhetos explicativos com mais informações sobre as DSTs.

A ideia da exposição surgiu a partir de um levantamento feito em fevereiro deste ano na instalação “Prevenindo a Gravidez Juvenil”, seção fixa do Catavento desenvolvida também em parceria com o Instituto Kaplan. A pesquisa, realizada com 1.149 adolescentes de 13 a 18 anos de idade, revelou que 37% desconhecem situações em que correm risco de se infectar e que para este público aids e DST são sinônimos, desconhecendo outras doenças sexualmente transmissíveis importantes, como a sífilis.

Serviço:

Evento: Por dentro da camisinha
Quando: até 16 de dezembro – terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h)
Local: Catavento Cultural e Educacional
Ingressos: R$ 6 e meia-entrada para estudantes e idosos (inclui visita pelo Catavento)