• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/10/2014
Saresp

Encontrar o professor todos os dias é fator de motivação apontado por alunos

Nove em cada 10 crianças da rede estadual de ensino têm o professor como exemplo de vida

Frequentar a escola é uma atividade prazerosa para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, não só pela interação com os colegas e a descoberta de novos saberes. Estudantes de 6 a 11 anos afirmam que se sentem felizes por encontrar o professor todos os dias. Esse é um dos destaques do levantamento realizado pela Coordenadoria de Informação e Monitoramento e Avaliação (Cima), órgão da Educação, por meio dos questionários aplicados junto com a prova do Saresp.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Mais de 316 mil alunos matriculados nos 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da maior rede de ensino do País responderam a pequisa. Para 94% deles, o professor é apontado como o principal incentivador dos estudos.

Quando o assunto é ambiente escolar, os números ultrapassam a margem dos 90%. Os alunos do Ensino Fundamental da rede paulista dizem gostar das atividades sugeridas nas salas de aula. Isso inclui as disciplinas previstas na grade curricular e também projetos como contação de histórias e visitas a centros culturais.

Não por acaso, na última avaliação do Saresp, o ciclo apresentou o melhor desempenho da rede. De acordo com os dados de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental que foram avaliados (com 7 anos de idade), 94,6% já sabem ler e escrever. Em Matemática os resultados são ainda mais satisfatórios: 99,5% dos alunos de 7 anos dominam o conteúdo exigido na disciplina.

Participaram da pesquisa estudantes das 91 diretorias de ensino. Neste ano, as provas que avaliam o sistema de ensino da rede estadual paulista estão marcadas para os dias 11 e 12 de novembro.