Educadores da rede estadual ainda podem participar da avaliação dos kits dos projetos “Prevenção também se Ensina” e “Comunidade Presente”. O objetivo é mapear os resultados das ações desenvolvidas pelas escolas da rede estadual dentro das temáticas abordadas, como consumo consciente e cyberbullying.
O diagnóstico será feito por meio de dois questionários disponibilizados no site da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), sendo um voltado para a escola e outro para diretorias de ensino. Os documentos consistem em perguntas de múltipla escolha e dissertativas. O prazo final para responder as perguntas é 19 de dezembro.
– Acesse aqui os questionários
Os questionários devem ser respondidos individualmente. Nas diretorias de ensino, os coordenadores regionais dos projetos são os responsáveis pelo preenchimento. Já nas escolas, os professores-coordenadores em exercício deverão compilar as informações.
Segundo o coordenador do departamento de Educação Preventiva, Edison de Almeida, além de avaliar a proposta, o objetivo da pesquisa é coletar informações sobre as ações preventivas desenvolvidas e levantar iniciativas previstas para o ano de 2015.
Dança contra o bullying
Inspirados com o kit do projeto “Prevenção também se Ensina” os alunos do Ensino Médio da E.E. Professor Luciano Ivo Tognetti, em Descalvado, vestiram a camisa contra o bullying e conscientizaram os amigos da escola sobre a importância de lutar contra o preconceito por meio da dança. A iniciativa foi desenvolvida pelo grêmio da unidade. Conheça aqui a história na íntegra.
Prevenção também se ensina nas escolas
Programas de promoção da saúde já fazem parte da rotina da rede estadual de ensino. Com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), a Educação distribui todos os anos o kit “Prevenção também se ensina”. O material enviado a todas as cinco mil unidades conta com 14 publicações, dois DVDs e quatro CDs, todos voltados para o uso do educador, com sugestões de atividades e temáticas como álcool, tabaco e outras drogas, sexualidade e adolescência, consumo consciente e cyberbullying para alunos de todas as idades.
Para saber mais, acesse a intranet da Educação