Nesta quarta-feira (12), Dia do Diretor, a Educação divulgou um levantamento em que ficou comprovado que as mulheres são maioria no comando das escolas estaduais de São Paulo. Na rede estadual elas mantêm o cargo em 80% das 5 mil escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede.
Com relação a faixa etária, a pesquisa apontou que oito em cada 10 diretores em atividade têm entre 41 e 60 anos de idade. Os nomes mais comuns do sexo masculino são José e Antônio. Entre as mulheres, Maria e Ana respondem à quase metade.
Em três diretorias de ensino da região Central, atuam os diretores mais jovens da rede estadual. Já na região metropolitana de São Paulo trabalham os mais idosos. A gestora com mais tempo no cargo, com cerca de 43 anos, está na capital paulista
Diretores participam de questionário do Saresp
Na edição 2013 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp), os diretores de escolas também foram ouvidos no questionário anual. O levantamento aponta que cerca de 70% dos diretores têm pós-graduação, mestrado ou doutorado. Além disso, mais de 90% deles responderam que já participaram dos cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).