Os estudantes da Escola Estadual Doutor Octávio Mendes, localizada em Santana, na capital paulista, vão soltar pipas brancas para exaltar a importância da boa convivência no ambiente escolar nesta quinta-feira (16), às 10h. A partir da ideia da comunidade escolar, bexigas e pombas serão substituídas durante a celebração do Dia da Convivência em Paz, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Cerca de 30 pipas brancas serão empinadas mensagens criadas pelos próprios estudantes. A confecção das pipas integra uma série de atividades do projeto Conviva em Paz 2024, acompanhado por mais de 300 estudantes dessa escola e de todas as 60 unidades da Diretoria Regional de Ensino Centro, da capital, que organizam eventos simultâneos nesta quinta-feira.
A produção dos estudantes tem como objetivo relatar e reforçar iniciativas realizadas por professores e alunos com foco na melhoria da convivência no ambiente escolar, no destaque à importância do cuidado com a saúde mental, no combate ao bullying, racismo, respeito às diversidades, além do estímulo à comunicação não violenta.
O projeto Conviva em Paz é realizado nas unidades de ensino da região com o apoio e condução dos profissionais do Programa Psicólogos nas Escolas. Entre outras ações, os psicólogos são multiplicadores do conhecimento sobre comunicação não violenta, reproduzido pelos professores em sala de aula e, sucessivamente, pelos alunos.
“O Conviva em Paz 2024 foi idealizado como uma iniciativa conjunta da equipe regional do Conviva da Diretoria de Ensino Centro e das 60 unidades escolares de nossa região, com inspiração na Unesco e embasamento nas legislações vigentes, como uma ação pedagógica com intuito de prevenir casos de violência e conflitos nas escolas”, afirma o professor especialista do Conviva na diretoria de ensino, Lucas Maximo Torres.
Torres afirma que, além dos trabalhos desenvolvidos com foco na cultura de paz no ambiente escolar, os estudantes também consideraram questões abordadas pela Unesco, como o respeito ao meio ambiente. “É por isso que nossos estudantes decidiram trocar as bexigas brancas, que podem estourar no ar e trazer mais lixo para a cidade, e conscientes de que pombas não precisam ser usadas para este fim, pelas pipas que têm sido produzidas por eles durante a semana, com mensagens de paz. No fim do encontro, eles recolherão as pipas e poderão brincar com elas em outro momento”, continua.
As apresentações artísticas do Conviva em Paz começam às 8h de quinta-feira e terminam às 10h, com as pipas. A comunidade escolar está convidada para o evento.
Conviva
O Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva) está presente em todas as mais de 5.000 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Entre as atividades, está o acompanhamento da atuação dos Psicólogos nas Escolas e dos professores orientadores de convivência (POCs).
Recentemente, a Seduc-SP lançou o Aplicativo Conviva, a nova versão da Plataforma Conviva (Placon). O aplicativo é utilizado para registro de ocorrências no ambiente escolar. As novas funcionalidades da iniciativa garantem o acompanhamento de episódios de violência e agilizam a sistematização dos dados pelas diretorias regionais de ensino e a própria Educação de SP
Serviço
Projeto Conviva em Paz 2024
Local: Escola Estadual Doutor Octávio Mendes
Endereço: rua Voluntários da Pátria, 3.422, Santana, São Paulo-SP
Data: quinta-feira, dia 16 de maio de 2024
Horário: a partir das 8h – pipas serão soltas às 10h