Veja as sugestões preparadas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) para gestores e professores se organizarem nos dez primeiros dias de aulas
Com o retorno das aulas marcado para esta quarta-feira, 1º de fevereiro, a rede estadual já prepara o planejamento do trabalho de todo o ano letivo. A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) listou uma série de sugestões de organização e atividades que podem ser colocadas em prática já nos primeiros dez dias de aulas.
Os materiais de apoio, que são voltados para gestores e professores da rede, vão desde ações para o engajamento da sociedade até exercícios em espaços diferenciados para cada disciplina. “Nós disponibilizamos sugestões de trabalho mostrando que o espaço de aprendizagem vai além das quatro paredes. Os professores podem explorar pátio, Sala de Leitura, outros ambientes. A intenção é dar orientações e sugestões no sentido de auxiliá-los”, afirma Leila Aparecida Viola Mallio, coordenadora da CGEB.
O planejamento antecipado é também um aliado para garantir que a escola tenha um bom desempenho durante o ano. De acordo com João Freitas, do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gestão da Educação Básica, da CGEB, as atividades que a escola irá desenvolver nesse início de ano ajudarão no diagnóstico de aprendizagem dos alunos e, também, na construção de um plano de melhorias para a escola. “É importante que as Diretorias de Ensino e as escolas apresentem aos pais e alunos uma proposta de trabalho bem estruturada que, com certeza, contribuirá para o planejamento escolar”, comenta Freitas.
Veja algumas sugestões para o planejamento do ano letivo de 2012:
Acesse o material completo, que traz todas as orientações da CGEB para o início das aulas:
– Anos Inicias do Ensino Fundamental
– Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
– Acesse também, o material com a apresentação da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica e com orientações para a organização dos trabalhos para o ano letivo de 2012.
Além das orientações para gestores – diretores, professores coordenadores, dirigentes e supervisores – o órgão preparou um material de apoio para os docentes, com sugestões de atividades para cada área e para cada ciclo de ensino, que podem ser levadas para a classe nos dez primeiros dias de aula. Saiba mais aqui.