• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 13/04/2012
Imprensa

Planetário Itinerante chega domingo à região de Avaré e Botucatu

Moradores das cidades de Arandu, Iaras, Areiópolis, Bofete e Pereiras poderão assistir a sessões sobre o universo Até junho, as ações serão realizadas em 93 escolas estaduais das regiões Sudoeste, […]

Moradores das cidades de Arandu, Iaras, Areiópolis, Bofete e Pereiras poderão assistir a sessões sobre o universo

Até junho, as ações serão realizadas em 93 escolas estaduais das regiões Sudoeste, Leste-Mogiana e Vale do Paraíba

Os moradores dos municípios de Arandu, Iaras, Areiópolis, Bofete e Pereiras, na região de Avaré e Botucatu, terão no domingo (15/04) a oportunidade de aprender sobre as galáxias por meio do Planetário Itinerante. Com o tema “Os astros vêm até você, planetário e cinema no Escola da Família”, o projeto passará por 78 municípios paulistas e deve beneficiar cerca de 500 mil pessoas.

A partir das 10h, haverá apresentações nas escolas estaduais Pedro Bento Alves, em Arandu; Dr. Avelino Aparecido Ribeiro, em Iaras; Pedro Augusto Barreto, na cidade de Areiópolis; Anselmo Bertocini, em Bofete; e Vereador Egildo Paschoalucci, no município de Pereiras.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investirá R$ 260 mil na ação, cujo objetivo é instigar a curiosidade da comunidade a respeito do universo, além de proporcionar diversão e lazer a pais e alunos.

Até junho, o planetário passará por 93 escolas estaduais participantes do programa Escola da Família. As cidades escolhidas têm menos de 15 mil habitantes cada. Esses locais foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos, com o objetivo de beneficiar as comunidades que carecem de bens culturais. ”Acrescentar conhecimento à população de uma forma didática e pedagógica é democratizar o saber, levar as descobertas da ciência até as bases”, afirma a chefe do Departamento de Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Ana Maria Stuginski.

Cada unidade de ensino terá cinco sessões, realizadas aos finais de semana pelo programa Escola da Família. O projeto é composto por cinco planetários que trabalham simultaneamente por meio de espetáculos cinematográficos e atividades que visam instigar o interesse do público pelo universo. “O propósito desse trabalho é sensibilizar as crianças a olharem para o céu”, diz Ana Maria.

O conteúdo das palestras deverá abordar assuntos como as fases da lua, as principais constelações e o Cruzeiro do Sul. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos e pode ser vista por até 40 pessoas.