• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/03/2012
Imprensa

Planetário Itinerante chega sábado à região de Franca

Moradores das cidades de Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista poderão assistir a sessões sobre o universo Até junho, as […]

Moradores das cidades de Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista poderão assistir a sessões sobre o universo Até junho, as ações serão realizadas em 93 escolas estaduais das regiões Sudoeste, Leste-Mogiana e Vale do Paraíba

Os moradores dos municípios de Cristais Paulista, Itirapuã, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista, na região de Franca, terão, a partir de sábado (24/3) a oportunidade de aprender sobre as galáxias por meio do Planetário Itinerante. Com o tema “Os astros vêm até você, planetário e cinema no Escola da Família”, o projeto passará por 78 municípios paulistas e deve beneficiar cerca de 500 mil pessoas.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investirá R$ 260 mil na ação, cujo objetivo é instigar a curiosidade da comunidade a respeito do universo, além de proporcionar diversão e lazer a pais e alunos. Depois da região de Franca, São Joaquim da Barra e Registro serão as próximas regiões a serem visitadas.

Até junho, o planetário passará por 93 escolas estaduais participantes do programa Escola da Família e situadas em 78 municípios, com menos de 15 mil habitantes, das regiões Sudoeste, Leste-Mogiana e Vale do Paraíba. Esses locais foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos, com o objetivo de beneficiar as comunidades que carecem de bens culturais. ”Acrescentar conhecimento à população de uma forma didática e pedagógica é democratizar o saber, levar as descobertas da ciência até as bases”, afirma a chefe do Departamento de Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Ana Maria Stuginski.

Cada unidade de ensino terá cinco sessões, realizadas aos finais de semana pelo programa Escola da Família. O projeto é composto por cinco planetários que trabalham simultaneamente por meio de espetáculos cinematográficos e atividades que visam instigar o interesse do público pelo universo. “O propósito desse trabalho é sensibilizar as crianças a olharem para o céu”, diz Ana Maria.

O conteúdo das palestras deverá abordar assuntos como as fases da lua, as principais constelações e o Cruzeiro do Sul. Cada apresentação dura cerca de 40 minutos e pode ser vista por até 40 pessoas.

Programação do Planetário Itinerante na região de Franca:

Escola Estadual Cidade Data
João de Faria Cristais Paulista 24 de março
Henrique Lespinasse Itirapuã 24 de março
Olivio Peixoto Jeriquara 24 de março
Jorge Faleiros Patrocínio Paulista 24 de março
Isaac Vilela de Andrade Restinga 24 de março
Nenê Lourenço Ribeirão Corrente 25 de março
Maciel de Castro Jr  São José da Bela Vista 25 de março
Henriqueta Rivera Miranda Rifaina 25 de março