• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 21/03/2014
Imprensa

‘Planetário Itinerante’ tem seis sessões neste fim de semana em cidades da região de Assis

Projeto da Secretaria da Educação passará pelos municípios de Borá, Cruzália, Florínea, Pedrinhas Paulista e Taruma; expectativa é receber cerca de mais de 300 pessoas por evento A Secretaria da […]

Projeto da Secretaria da Educação passará pelos municípios de Borá, Cruzália, Florínea, Pedrinhas Paulista e Taruma; expectativa é receber cerca de mais de 300 pessoas por evento

A Secretaria da Educação do Estado levará neste fim de semana o projeto ‘Planetário Itinerante’ para nove escolas da região de Assis. A expectativa é receber um público de mais de 300 pessoas por evento. No sábado, 22, moradores de Borá, Cruzália e Florínea poderão participar da programação, a partir das 10 horas, nas escolas estaduais Dr. José de Souza, Joaquim Gonçalves de Oliveira e Prof. Teófilo Elias. No domingo, 23, a visita será nos municípios de Pedrinhas Paulista e Taruma, onde a estrutura estará montada nas unidades Prof. Dr. Antonio de Benedictis, Prof. David José Luz e Maria Magdalena de Oliveira (Dona Cota).

A expectativa do ‘Planetário Itinerante – Os Astros vêm até você’ é despertar o interesse pela astronomia com projeções que mostram galáxias, estrelas e a configuração do Sistema Solar, reproduzindo um céu artificial com efeitos especiais, simulando uma viagem pelo espaço. A estrutura envolve o funcionamento de quatro domos que trabalham simultaneamente, com apresentações de cerca de 40 minutos e capacidade para até 80 pessoas.

O projeto percorrerá 177 escolas estaduais, de 162 municípios diferentes, integrantes do Programa Escola da Família. A ideia é aproveitar os espaços das unidades, que todos os fins de semana ficam abertas à comunidade, para levar uma atividade cultural diferente para a população. Por isso, um dos critérios para a escolha das cidades participantes é que tenham menos de 15 mil habitantes. A entrada é franca.

“As apresentações são gratuitas e abertas ao público, endossando que as nossas escolas são espaços de interação social, cultural e também ampliam a bagagem de conhecimento dos alunos, pais e vizinhos das unidades escolares”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A ação do Planetário Itinerante é realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, e as visitas estão programadas para percorrer todo o Estado até o mês de novembro.