segunda-feira, 14/08/2017

Plano de Educação Empreendedora: apoio curricular para 3,7 milhões de alunos

Documento estabelece conceitos, objetivos e habilidades para a elaboração de cursos e atividades

De maneira inédita, São Paulo lança o primeiro Plano Estadual de Educação Empreendedora (PEEE) para escolas de nível Fundamental e Médio. O documento vai nortear o ensino de mais de 3,7 milhões de estudantes das 5 mil unidades da Secretaria da Educação e 221 escolas técnicas do Centro Paula Souza. O PEEE é composto por 11 metas e reúne uma base comum de conceitos, objetivos e habilidades para elaboração de curso e atividades.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A partir de agora, as redes terão acesso a subsídios para a definição de parâmetros à formação de professores, metodologias, materiais didáticos e parcerias. Até então não havia clareza sobre o tema (o que é empreendedorismo; o que é um empreendedor; o que é uma atividade empreendedora) e muitas escolas utilizavam apenas de forma transversal nas aulas ou em eletivas no modelo de tempo integral. Redes municipais e particulares também poderão recorrer ao PEEE como referência.

O Plano responde às demandas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do Plano Estadual de Educação e servirá de auxílio ao conteúdo pedagógico previsto na reforma do Ensino Médio proposta pelo Ministério da Educação. Para isso, a comissão responsável mapeou a própria rede estadual. Nos últimos anos, 31 Diretorias de Ensino tiveram experiências com o tema.

Além de representantes da Secretaria e do Centro Paula Souza, participaram da concepção do documento a Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Representantes de instituições referência na área, como SEBRAE-SP, SENAC-SP e FECOMERCIO também contribuíram na elaboração do projeto.

Conheça as 11 metas:

Meta 1: Inserir o Empreendedorismo na rede estadual de ensino e escolas técnicas

Meta 2: Elaborar Objetivos e Matriz de Habilidades sobre Educação Empreendedora

Meta 3: Compartilhar o documento de referência em Educação Empreendedora com as redes municipais de educação

Meta 4: Aumentar progressivamente o desenvolvimento das habilidades empreendedoras nos estudantes da educação básica

Meta 5: Criar o Selo de validação de cursos e planos de trabalho sobre empreendedorismo para a educação básica estadual

Meta 6: Ofertar cursos de Formação em Educação Empreendedora para professores

Meta 7: Ofertar cursos de Empreendedorismo para estudantes

Meta 8: Criar Centro Virtual de Educação Empreendedora

Meta 9: Realizar Seminário Regional de Educação Empreendedora com sazonalidade anual

Meta 10: Realizar a Feira do Jovem Empreendedor

Meta 11: Constituição de Comissão de Avaliação do PEEE