quinta-feira, 25/05/2006

Plantio de 5 mil árvores marca caminhada ecológica de escola estadual do interior

Além de abrir as portas da propriedade para o reflorestamento, dono das terras deu a cada aluno com um boné com o símbolo da escola Integração total entre pais, alunos, […]

Integração total entre pais, alunos, comunidade escolar e a natureza. Este foi o resultado da caminhada organizada pela direção da Escola Estadual José Inocêncio Moreira, em Bernardino de Campos, no interior do Estado. A ação que dá continuidade ao projeto Meio Ambiente e Ecologia, iniciado em março, foi realizada no último sábado, dia 20, e contou com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Saúde.

Trajeto

Depois do encontro na porta da escola o grupo seguiu até a Chácara Paraíso. Além de abrir as portas da propriedade para o plantio de 5 mil mudas de árvores, o dono das terras, Manoel Souza, deu a cada aluno um boné com o símbolo da escola.

A diretora Valdinês Peruche fez questão de explicar os objetivos da iniciativa aos participantes da caminhada. “A idéia é incentivar a preservação ambiental, valorizar o patrimônio biológico da região, e conscientizar sobre o problema maior que está ocorrendo no meio ambiente, provocado pela falta de respeito, pela degradação dos mananciais e pelo uso abusivo de agrotóxicos.”

Seo Manoel, dono da chácara, agradeceu o plantio das árvores. “Com elas, vamos promover o reflorestamento de uma área para evitar o assoreamento do rio que passa aqui”, comemorou. A maior parte das 5 mil mudas foi doada pelo Departamento de Proteção de Recursos Naturais (DPRN). O restante foi comprado pelo dono da propriedade.

Mão na massa, ou melhor, na terra

A ansiedade para iniciar o plantio nos espaços abertos previamente acelerou o trabalho. Por volta das 11 horas todas as mudas já haviam sido plantadas. A recompensa veio com o almoço servido por dona a Antonia Peruche. E a festa não parou por aí. Rosana Souza, mulher do proprietário das terras, e o vice-diretor da escola, Paulo Fontes, sortearam dezenas de brindes aos participantes.

“O dia foi muito proveitoso. Tivemos a chance de aprender na prática, e com alegria, como é importante cuidar do meio ambiente. Estamos ajudando a população de Bernardino de Campos a ter mais qualidade de vida, pois essas árvores ajudarão na purificação do ar”, disse a diretora Valdinês, que ainda propôs um desafio. “Que cada habitante plante uma árvore em sua residência ou na calçada de sua casa”, concluiu.