• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 31/10/2017
A Escola Que Queremos

Plataforma da Educação auxilia alunos na preparação para o Saresp

Atividade está disponível na Secretaria Escolar Digital (SED); neste ano, provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro

Na próxima semana, nos dias 8 e 9 de novembro, mais de 1 milhão de alunos da rede estadual fazem o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A prova é aplicada nos 3º, 5º, 7º, 9º anos do Ensino Fundamental e na 3ª série do Médio. Para muitos estudantes esta é a primeira vez que participam e não estão familiarizados com a estrutura do exame. Por isso, a Educação colocou no ar um simulado para ajudá-los.

Clique aqui e assista a videoconferência com especialistas que explicaram todo o processo do “Conhecendo o Saresp”

O “Conhecendo o Saresp” está disponível na Secretaria Escolar Digital. Para acessar é preciso digitar o mesmo usuário e senha que já utilizam para entrar na plataforma. Os exercícios são de múltipla escolha e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, as mesmas exigidas na avaliação.

As questões são baseadas na ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com cada etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade, tipo de perguntas e o tempo de resposta, por exemplo) e tirem dúvidas. Ao fim, é oferecido o número de acertos.

 No dia da prova

Nos dias oficiais do Saresp, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental têm até três horas para resolver 8 respostas construídas + 5 múltiplas escolhas de Língua Portuguesa e 13 respostas construídas + 5 múltiplas escolhas de Matemática. Para os demais anos/séries são 24 questões de cada área. Estudantes com deficiência visual terão acesso a versões em escrita braile e ampliada.

Tira dúvidas Saresp 2017

Aconteceu no dia 20 de outubro uma videoconferência para tirar todas as dúvidas do Saresp 2017. Na ocasião, participaram a professora Valeria de Souza e o chefe de Gabinete Wilson Levy, que esclareceram cada detalhe da avaliação. Estudantes das Diretorias de Ensino Caieiras, São José dos Campos e Mogi das Cruzes se apresentaram e contaram os projetos que desenvolvem em suas escolas para conscientizar a todos sobre a importância de responder o questionário com clareza.

A videoconferência está disponível na videoteca da Rede do Saber, para assistir basta clicar aqui.