Ler é um dos principais exercícios para adquirir conhecimento, aumentar o grau cultural e até contribuir com a saúde mental. Nos dias de hoje, muita gente deixa de lado os livros físicos de lado e procuram textos somente na internet. Entre tantos benefícios, o importante é praticar e pegar gosto pelo hábito.
É inevitável dizer que a tecnologia já facilitou muitos mecanismos do nosso dia a dia, inclusive o da leitura. Pensando nisso, a Universia Brasil disponibiliza algumas plataformas online para ler sem pagar nada. Confira:
Literatura de Cordel: site disponibiliza mais de duas mil obras;
Obras de Machado de Assis: domínio público tem mais de 300 títulos do autor;
Livros e jornais: USP disponibiliza mais de 3 mil matérias da Biblioteca Brasiliana;
Literatura clássica: Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros;
Livros de arte: MET Museum tem download de mais de 400 obras;
Empreendedorismo e negócios: FGV libera acesso a mais de 10 mil títulos.
Salas de Leituras
A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. Mais de 3,1 mil escolas participam do programa Sala de Leitura, ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual como DVDs e CDs.
Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.