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terça-feira, 30/03/2004
Livros

PNLD encerra distribuição de mais de 1,9 milhão de livros

Último lote do material montado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas é entregue pela SEE às escolas nesta semana O setor de Recursos Didáticos da Coordenadoria de Estudos e […]

Último lote do material montado pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas é entregue pela SEE às escolas nesta semana

O setor de Recursos Didáticos da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), órgão da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está finalizando a logística (mixagem, paletização e endereçamento) de 1,97 milhões de livros de ficção e não ficção para o ano letivo de 2004. Os livros são destinados a todas as escolas estaduais, municipais e federais do Estado.

O processo de organização, envio dos livros e recebimento pelos alunos é coordenado por técnicos da Secretaria de Estado da Educação e por especialistas da área. O objetivo principal é assegurar com precisão o envio dos livros a cada aluno da rede pública de ensino.

Os livros vão para alunos de 1a a 8a série do Ensino Fundamental de 10.017 escolas e são escolhidos pelos próprios professores. O material segue orientações expressas no Guia Nacional de Livro Didático (PNLD), elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC). Os de ficção e não-ficção seguem orientações da SEE/CENP.

O caminho seguido pelo livro para que o aluno o receba na escola é longo e muito bem organizado. A primeira etapa do processo é a partir do momento que os professores escolhem os livros que irão trabalhar no ano seguinte, seleção geralmente realizada no segundo semestre.

Para a escolha dos títulos, os professores da rede estadual passam por capacitações com especialistas do programa Rede do Saber. A capacitação orienta sobre os procedimentos para a realização do PNLD de São Paulo e proporciona a escolha e o uso do livro em sala de aula.

A logística dos livros de ficção e não-ficção

O setor de Informática (GTI) é responsável pela elaboração do site, coleta de dados e sistematização de toda a demanda encomendada pelos professores. Os pedidos são feitos no site da Secretaria da Educação. Lá constam os módulos de livros com seus respectivos códigos. Cada módulo contém 40 livros com nome dos autores e das editoras.

Os módulos (kits) são classificados por códigos como M1A (ciclo I) e M3A (ciclo II), por exemplo, e são constituídos por obras de ficção e não ficção, contemplando a diversidade de gêneros e de temas.

O setor de Recursos Didáticos da CENP recebe da GTI todos os dados necessários para onde o material será enviado, como quantidade de livros, endereços das escolas etc.

O volume diário de livros mixados (organizados e colocados dentro das caixas), endereçados e paletizados (união dos módulos que serão enviados para as escolas da mesma região) no depósito gira em torno de 150 mil. Para se ter uma idéia da grandiosidade do programa em São Paulo, a cada dia são mixados mais de 150 mil livros, totalizando o fechamento de 3,7 mil módulos diários.

No depósito, a logística das obras de ficção e não-ficção funciona da seguinte forma: após a chegada dos livros, a primeira coisa a ser feita é identificar e checar os títulos, a quantidade e os valores. A verificação é feita por amostragem.

Os técnicos responsáveis conferem os livros, respeitando a especificação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria da Educação. São verificados os selos das capas, a gramatura do papel, o tipo de cola utilizada na fabricação, a qualidade da tinta de impressão, entre outros quesitos.

Os livros inspecionados ficam armazenados até chegarem todos os outros que fazem parte do mesmo módulo. A próxima etapa é a da mixagem, que nada mais é do que colocar os livros dentro da caixa de forma organizada e segura, respeitando as regras de títulos, pesos e modelos.

Nenhum módulo pode ter uma diferença de peso para mais ou para menos do que metade do peso do menor livro que compõe a caixa. Complicado? Não, isto tudo é para ter garantia de que a escola receberá os 40 livros e os títulos corretos, já que qualquer diferença pode mostrar que tem livro a menos ou repetido dentro da caixa.

A próxima etapa é a paletização. Este processo une com filmes plásticos todas as caixas (módulos) que irão para o mesmo CEP, ou seja, para as escolas que ficam na mesma região. O envio dos paletes é realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos.

Com tantos detalhes dá para notar que o trabalho é árduo, mas compensador, principalmente quando sabemos que livros de excelente qualidade vão parar nas mãos da garotada.

Paola Martins