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quarta-feira, 14/03/2012
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#Podcast: Professor-auxiliar garante recuperação constante, afirma secretário

Herman Voorwald fala sobre a ação que colocará segundo professor em sala de aula para dar suporte aos alunos com dificuldades de aprendizado Educadores atuando nas aulas regulares, simultaneamente ao […]

Herman Voorwald fala sobre a ação que colocará segundo professor em sala de aula para dar suporte aos alunos com dificuldades de aprendizado

Educadores atuando nas aulas regulares, simultaneamente ao professor titular, para auxiliar alunos que necessitam de reforço de aprendizagem. A ação da Secretaria da Educação que irá colocar um professor-auxiliar em sala de aula é muito importante para o processo de formação do aluno, segundo o secretário Herman Voorwald.

“É fundamental que haja um segundo professor para garantir que no instante em que for detectado qualquer tipo de defasagem na aprendizagem do aluno, ela seja corrigida”, diz.

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A iniciativa é essencial para o modelo de ensino adotado pela Secretaria da Educação, a progressão continuada. Nesse modelo, o Ensino Fundamental é dividido em ciclos de aprendizagem.”Essa progressão é da aprendizagem e, lamentavelmente, ela foi confudida com promoção automática”, explica.

“Analisando sobre a forma de ciclos, entendendo que as crianças aprendem de forma diferente e em tempos diferentes, essa ação vai viabilizar a recuperação para essas crianças, que por ventura naquele ciclo tiveram uma certa defasagem.”

A recuperação na rede estadual de ensino já é realizada de forma constante, porém, no contra-turno das aulas. “Quer dizer, a criança tem que voltar na escola em outro período, e uma parte significativa dos alunos não voltava. Considero esta ação (professor-auxiliar) muito importante para garantir a recuperação das crianças”, pondera o secretário.

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