• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 31/05/2004
Últimas Notícias

Poesia emociona alunos e professores de Piracicaba

Na sexta-feira, dia 28, foi realizado o 1º Festival “Viagem” de Poesias da EE João Guidotti, de Piracicaba. O concurso trouxe uma novidade ao permitir a participação de alunos nas […]

Na sexta-feira, dia 28, foi realizado o 1º Festival “Viagem” de Poesias da EE João Guidotti, de Piracicaba. O concurso trouxe uma novidade ao permitir a participação de alunos nas categorias de compositor e de intérprete.

O festival foi idealizado pelo professor de Língua Inglesa Alexandro Machado Soares. Atuando há 4 anos na rede, o professor, natural de Pouso Alegre, Minas Gerais, trouxe de lá o conceito de incentivar a prática da poesia entre os estudantes com a realização de festivais.

Segundo Alexandro, que também trabalha com poesia em escolas particulares, os alunos da rede estadual de ensino têm demonstrado interesse e desempenho superiores aos da rede particular. O sucesso do festival foi tanto que a escola toda se envolveu: 10 poemas concorriam na categoria composição, e 10 no quesito interpretação. Entretanto, mais oito poemas puderam ser declamados mesmo não competindo. Um coral foi criado especialmente para apresentar-se no evento e os alunos cuidaram dos cenários, sonoplastia, organização e divulgação.

A Direção da Escola, para prestigiar o festival e garantir a idoneidade no julgamento e premiação, convidou um corpo de jurados especialistas para avaliar as poesias e suas interpretações, entre as quais as ATPs (Assistente Técnico Pedagógicas) Ida Negri, de Língua Portuguesa, e Lúcia Piza, de Educação Artística.

O Festival foi aberto com um estudante declamando o poema “Viagem”, homenageado como título do evento, e de autoria de Cecília Meirelles. A comunidade escolar compareceu em peso para apreciar os alunos-artistas.

Aline Viana