sexta-feira, 31/03/2017
Pais e Alunos

Por 31 anos, professor se dedicou a ensinar a importância de respeitar o próximo

A gentileza é uma prática que pode deixar o ambiente escolar mais leve e agradável

A maneira que você trata as pessoas determina como, de fato, você é. No entanto, a reação delas nem sempre é a esperada, quando se trata alguém bem ou mal. Você pode ser surpreendido ao tratar alguém educadamente e, em contra partida, ser tratado com maus modos, ou então você pode acabar perdendo a paciência com um amigo e ele retribuir a indelicadeza com carinho e afeto. O importante, mesmo, é nunca deixar de ser gentil com as pessoas. Uma dica é levar sempre com você a máxima criada pelo paulista José Datrino, conhecido como o Profeta da Gentileza, que deu origem a uma manifestação artística com a frase “Gentileza gera gentileza”.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Em fevereiro deste ano, o professor da rede pública estadual Luiz Antônio Jarcovis ficou conhecido na internet por ser alvo de um corredor de aplausos. A cena foi registrada pela câmera do celular da diretora da E. E. Almirante Custódio José de Mello, Mônica Della. Na ocasião, o professor Luiz havia encerrado o seu último dia de trabalho, antes da aposentadoria. Os alunos e funcionários da escola em questão se organizaram e o homenagearam com uma salva de palmas sem fim pelo extenso corredor, desde a sala até o portão da escola.

Com isso, a Educação pega carona nessa onda de energia positiva para ressaltar que o ambiente escolar é um excelente lugar para exercitar a gentileza que há dentro de você. O professor Luiz, pelos longos 31 anos de carreira, soube trabalhar, e muito bem, o trato pessoal. Para ele, ser gentil com os alunos e colegas de profissão, bem como com qualquer ser humano, deve ser uma prática comum, e acrescenta que sempre utilizou a gentileza no dia a dia e pretende ser assim por toda a vida. O motivo é mais simples do que parece, “sempre tratei as pessoas bem por gostar que me tratem bem”, esclarece.

Na escola Almirante Custódio Jose de Mello, o aluno do Ensino Fundamental, dos Anos Finais, Caio Reis Oliveira Araújo sabe que “gentileza é você falar com uma pessoa, dar um abraço, um beijo… é respeitar ela, não falar xingamentos, não ser maldoso com ela. Tudo isso que quero para mim, deve ser feito com o outro”, relata. O estudante completa que, dentro da escola, a gentileza pode ser praticada com medidas simples, como “não falar enquanto ele [o professor] está explicando a aula, não ficar brincando, não fazer nenhuma gracinha enquanto ele está explicando. Tem que ir para a escola para aprender, não para ficar fazendo gracinha na aula, enquanto o professor explica”, completa Caio Araújo.

Para o homenageado, aquele corredor de aplausos é fruto das boas maneiras que tenta passar aos alunos. O professor afirma que encontra “aluno em todo lugar. É shopping, supermercado, praia… é chegar e encontrar alunos. Então, em qualquer lugar você vai encontra alunos. E eu acho que essa gentileza que me fizeram aquele dia foi por eu ter construído essas boas maneiras, que eu tentei passar para eles”, afirma.

Tomando essa história de respeito mútuo como exemplo, convidamos você a ser mais cortês com seus amigos, professores e funcionários da escola. Se você seguir esse conselho, enxergará que a vida pode ser mais agradável do que imagina.