• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 18/12/2018
CIMA

Portal de Dados Abertos garante transparência das atividades da rede

Ferramenta permite que servidores, comunidade científica e sociedade civil acessem informações produzidas pela pasta

A total transparência dos indicadores educacionais, escolas e matrículas da rede estadual de ensino agora está reunida no Portal de Dados Abertos da Educação. A plataforma é uma das novidades que a Secretaria de Estado da Educação trouxe para os paulistas neste ano.

Lançado em novembro, o sistema prevê formas simplificadas de acesso que aproxima as informações produzidas pela pasta. De acordo com o secretário de Estado da Educação, João Cury, o intuito é que elas sejam rapidamente compreensíveis. “O Estado, a academia e a sociedade civil poderão interagir com esses dados”, explica.

O Portal está sob gestão da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), que publicará mais de 170 bases de dados envolvendo diversos elementos.

Entre eles, estão resultados educacionais, infraestrutura e serviços, dados de matrículas na rede, informações sobre recursos humanos, planos e programas, bem como detalhamentos sobre o orçamento e despesas da pasta.

Para isso, a CIMA pretende estruturar as informações através de uma abordagem histórica dos diferentes assuntos. Por exemplo, os dados que envolvem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) vêm acompanhado de explicações sobre números, metas, funções, evoluções, etc.

“É necessário explicar bem a informação e estabelecer alguns critérios, não é só abrir uma planilha”, afirma o coordenador da CIMA, Marcelo Cabral.

De modo geral, são considerados dados abertos aqueles que podem ser acessados e utilizados de forma livre por qualquer cidadão e para qualquer finalidade. A ferramenta ainda garante a privacidade e o anonimato de informações.

Lançamento

O anúncio do Portal de Dados Abertos foi feito em uma solenidade na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), na capital paulista. Na ocasião, foi ressaltado a importância de contar com um sistema para aperfeiçoar os trabalhos da Secretaria.

“Tudo isso é para que nós possamos romper barreiras e contribuir com a melhoria da educação pública do Estado de São Paulo”, comentou Cristina Mabelini, coordenadora da EFAP.

Representando a comunidade acadêmica, o professor e pesquisador da USP, Ricardo Naveiro, disse durante o evento que a transparência das informações além de contribuir com pesquisas científicas também auxilia a atuação da administração pública. “É uma ferramenta muito poderosa para fomentar a democracia”, finalizou.