quinta-feira, 15/02/2018

Pós-Carnaval: Fábricas de Cultura têm atividades gratuitas ao longo do mês

Visitantes podem participar de bailes, oficinas de construção de instrumentos e máscaras e festival carnarock

O feriado de Carnaval passou, mas a vontade de festejar não. As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul realizam diversas atividades especiais e gratuitas para continuar a comemoração ao longo do mês de fevereiro. Há oficina de construção de instrumentos, festival carnarock, teatro de mamulengo e outras atrações.

Nesta sexta-feira (16), às 14h30, a Fábrica de Cultura Capão Redondo, promove o Carnavalizando Mascaradamente, para a criação de máscaras em diferentes formatos. Nos dias 20 e 22 de fevereiro, todas as unidades das Fábricas realizam o Toks & Batuks: oficina de construção de instrumentos, em que os participantes aprendem de forma simples e prática a criar instrumentos afro-brasileiros feitos de cabaça, como o xequerê.

Para quem está na Zona Norte, o Baile de Carnaval na Fábricas de Cultura Brasilândia acontece em 24 de fevereiro, às 14h. No mesmo dia, mas às 13h, o Carnafábrica tem como tema o Capão Redondo, criando e construindo a partir das referências do bairro. A atividade, que reúne cortejo e baile terá alas construídas pelos aprendizes da Fábrica.

E, para quem duvida que samba e rock são a combinação perfeita, a Fábricas de Cultura Jardim São Luís promove, às 16h de 24 de fevereiro, o Festival Carnarock, com as bandas Alqueive e Colônia Cratera.

A Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha realiza, no dia 27 de fevereiro, às 15h, o Teatro de mamulengo no carnaval cultural do Brasil. Na peça, o mestre Valdeck de Garanhuns e o grupo musical Trio Tropeiros da Serra mostram algumas tradições do carnaval pernambucano: os papangus de bezerros, o frevo e o maracatu de baque virado, os bonecões de Olinda, a troça da ala ursa e o boi de carnaval.