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segunda-feira, 31/03/2003
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Prática de ações solidárias são incorporadas ao planejamento escolar

Por acreditar que a prática sistemática de ações voluntárias de solidariedade é a melhor lição que o jovem pode acrescentar a sua cidadania, escolas estaduais de São Paulo incorporaram a […]

Por acreditar que a prática sistemática de ações voluntárias de solidariedade é a melhor lição que o jovem pode acrescentar a sua cidadania, escolas estaduais de São Paulo incorporaram a seu planejamento anual, diversos projetos envolvendo toda a comunidade escolar em ações de voluntariado.

De acordo com esta nova postura com relação a problemas sociais, como: crianças abandonadas, doenças endêmicas, apoio a portadores de necessidades especiais, a EE. João Borges no Tatuapé, tendo à frente sua diretora, Professora Claudete, vem desenvolvendo desde 99, um projeto que tem como principal objetivo envolver toda comunidade numa imensa rede de solidariedade para, pelo menos amenizar na região do Tatuapé e entorno, estes problemas que afligem a sociedade

Ao se pensar em termos de construção de uma mentalidade cidadã e socialmente responsável, os professores da EE. João Borges e seus alunos, já realizaram caminhadas temáticas tendo como mote principal a saúde ( para o desenvolvimento de hábitos saudáveis, contra a dengue, contra doenças sexualmente transmissíveis) distribuindo panfletos e folders, arrecadaram alimentos para enriquecer a alimentação cotidiana de orfanatos, e ainda visitaram e leram para crianças portadoras de hidrocefalia.

Durante o planejamento que ocorreu a semana passada, o grupo de professores e a direção normatizou ações a serem desenvolvidas no segundo semestre, em continuidade e ampliação do que já foi desenvolvido, tais como parcerias com entidades civis e outras secretarias, a fim de estabelecer projetos de preservação da cultura, história e tradição do bairro , pois só com conhecimento do passado é possível entender o presente e planejar o futuro. Os professores incluíram nas atividades de voluntariado empenho especial na preservação do meio ambiente, onde contarão com a assessoria da escola de samba X9 Paulistana que desenvolveu um enredo sobre o Rio Pinheiros e colocou toda a pesquisa a disposição da comunidade escolar.

Estão previstas também visitas monitoradas a asilos, orfanatos e casas de saúde para doação de tempo, atenção, alimentos e roupas .

No outro lado da cidade , na Vila Sonia (zona oeste) alunos da EE. Senador Adolfo Gordo vivenciarão, na prática, através de visitas supervisionadas pelos professores a importância do idoso na preservação da memória histórica e formação cultural do bairro.

Por meio de um projeto envolvendo todo o grupo de professores e incorporado ao planejamento escolar, os professores das diversas áreas trabalharão na arrecadação de alimentos e roupas e procurarão envolver o alunado em dinâmicas que visem quebrar a resistência e a dificuldade que a sociedade tem em lidar com a questão do idoso.

Assim ,a escola pública cumpre seu papel diante de uma nova postura que a sociedade exige: além do conhecimento formal e tecnológico exigido, noções práticas de solidariedade e cidadania.

 

Rosangela Hilário