• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/04/2017
Pais e Alunos

Praticar a escrita com os temas anteriores da redação do Enem é um excelente exercício para o Exame 2017

O grande objetivo da redação é fazer com que milhões de jovens reflitam sobre um problema nacional

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem grande peso na nota geral, por isso se torna tão importante. Os textos dos candidatos são avaliados por cinco competências, e em cada uma o estudante pode receber uma variação de zero a 200. Por isso, a soma dos cinco itens pode fazer com que o concorrente receba mil pontos, somente na redação. Mas, diferente das questões objetivas, na produção de um texto não há exercícios, por isso é importante praticar. E só há uma maneira de obter êxito, ler bastante e escrever a todo momento. Para ajudar, a Educação lembra neste texto os últimos cinco temas das redações do Enem. E escrever sobre eles pode fazer com que você tenha uma boa nota.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Colocar as ideias no papel exige pensamento crítico sobre temas relevantes para a vida em sociedade. Por isso, leia bastante jornal e busque saber o que críticos dizem a respeito. Absorva conhecimento sobre o tema e procure entender diferentes pensamentos e pontos de vista sobre a questão. Reflita e chegue a uma conclusão.

Para alcançar a nota mil é necessário cumprir com os requisitos das cinco competências avaliadas na redação, que são: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreensão da proposta da redação; seleção das informações; construção da argumentação e proposta de intervenção.

Ainda que a proposta exata seja sempre um mistério, os aspectos gerais do que é cobrado não guardam qualquer segredo: os alunos precisam se posicionar sobre questões sociais importantes, que podem afetar diretamente suas vidas.

Em 2012, a prova exigiu dos alunos um texto sobre imigração no país, no ano seguinte foi a vez de escrever sobre a Lei Seca no Brasil. Publicidade infantil foi o tema para 2014, e, em 2015, os candidatos tiveram que se posicionar sobre a violência contra a mulher. No ano passado, o Enem reservou aos estudantes o tema intolerância religiosa.

Se basear nos temas anteriores pode garantir ao candidato um alicerce seguro para escrever sobre assuntos polêmicos. Faça pesquisas sobre cada uma das sugestões acima e treine bastante o seu texto. O tema para o Enem 2017 ainda não é conhecido – o Exame não divulga o tema com antecedência, somente no dia da avaliação – mas, seguindo essa dica você poderá conseguir uma boa nota na redação.