sábado, 07/12/2019
Notícia

Prazo de inscrição para programas de qualificação profissional está na reta final

Programas Novotec Expresso e Via Rápida Virtual oferecem oportunidades em cursos rápidos e gratuitos para jovens e adultos de todas as idades

São várias as possibilidades de cursos gratuitos que a Educação oferece aos estudantes da rede pública. Ao todo são dois programas – o Novotec Expresso e Via Rápida Virtual – que estão em seus últimos dias de inscrição.

O objetivo dos programas é atuar na qualificação e formação profissional dos participantes, preparando-os para o mercado de trabalho após a escola e também oferecendo uma nova oportunidade de formação que não seja apenas a graduação.

No Novotec Expresso, são oferecidos 31 cursos, em áreas como TI, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras, em mais de 150 municípios paulistas. A carga horária total é de 200 horas/aula feitas em um semestre, de forma presencial. As aulas são voltadas para alunos do ensino médio da rede estadual e são ministradas por professores do Centro Paula Souza em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e escolas da Secretaria da Educação.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 8 de dezembro através do site.

Já no Via Rápida Virtual, todas as aulas são realizadas de forma online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), com duração de 80 horas. Podem se inscrever candidatos que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. São 4 cursos no total, em áreas de gestão e tecnologia de informação, oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP): Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial; Lógica de Programação e Banco de Dados.

As inscrições também já estão abertas e devem ser feitas até o dia 9 de dezembro pelo site.