• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 20/10/2014
Bolsa

Prazo de inscrições para bolsa de estudos nos EUA para alunos da rede termina hoje (20)

Estudantes têm até às 12h para fazer a inscrição

Termina nesta segunda-feira (20), às 12h, o prazo das inscrições para os alunos do Ensino Médio da rede pública interessados em concorrer a dez bolsas de estudos integrais nos Estados Unidos.

O estudante terá a oportunidade de passar um ano letivo no exterior, vivendo em uma casa de família. Os interessados devem realizar as inscrições pela internet. A ação é realizada pela AFS Intercultura Brasil, organização voltada para a promoção de intercâmbios culturais.

– Clique aqui e fala sua inscrição

Para participar, os candidatos devem ter nascido entre 12 de abril de 1997 e 12 de agosto de 2000, possuir renda familiar de até seis salários mínimos, estar cursando o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular, ter excelente desempenho acadêmico, especialmente em matérias de exatas, e possuir nível de inglês intermediário ou avançado, além de participar de uma prova de proficiência em inglês. O candidato também não poderá ter sido reprovado em nenhuma série e não poderá estar cursando o último ano do Ensino Médio no momento da inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A bolsa de estudos inclui todas as passagens aéreas, transporte entre casa e escola, hospedagem e alimentação em casa de família voluntária, material escolar, seguro de saúde, ajuda de custo de US$ 120 por mês durante a experiência, entre outros. O embarque dos selecionados está previsto para agosto de 2015. Esta é a 4ª edição do projeto.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto de quatro etapas. A primeira consiste em uma prova online composta por 15 questões de múltipla escolha de matemática e 15 de inglês, assim como uma redação em inglês. A segunda etapa envolve uma seleção regional que inclui um teste de proficiência em inglês. A terceira é o preenchimento de formulários online e a última é uma visita à casa dos finalistas e seus familiares.

O resultado final será divulgado no site AFS Intercultura Brasil no dia 15 de janeiro de 2015.