quinta-feira, 14/07/2011

Prazo de inscrições para o V Prêmio Econoteen termina nesta sexta-feira

Estudantes dos 2° e 3° anos do Ensino Médio de escolas públicas do Estado podem se inscrever pela internet para participar do concurso realizado pela Faculdade de Economia da USP […]

Termina amanhã (15/07) o prazo de inscrições para o V Prêmio Econoteen, promovido pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). A competição é direcionada aos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas da rede estadual e municipal de São Paulo. Para participar, cada estudante deve escrever um ensaio sobre o tema “Como você vê a realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil e quais as razões para sua posição?”.

Neste ano, o concurso tem como foco os grandes investimentos públicos e privados que a Copa do Mundo de futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, trarão ao Brasil e os impactos socioeconômicos produzidos por esses eventos. O objetivo é estimular os participantes a refletir sobre problemas de natureza econômica e assuntos abordados por economistas e ainda apresentar caminhos que o profissional da área pode seguir.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site www.fea.usp.br/econoteen/inscricao.php . Após efetuarem essa etapa, os participantes deverão enviar os ensaios completos até o dia 30 de agosto. O trabalho deve ser, obrigatoriamente, uma dissertação inédita e ter de sete a doze páginas. Os inscritos precisam comprovar que são alunos do 2º ou 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas da rede estadual ou municipal, no período de realização do ensaio.

A quinta edição do concurso terá prêmios em dinheiro para os ganhadores. Os melhores trabalhos receberão as quantias de R$ 1.500,00 (1º colocado); R$ 1.000,00 (2º colocado); R$ 600,00 (3º colocado); R$ 500,00 (4º colocado) e R$ 400,00 (5º colocado). Os 6º e 7° colocados receberão menção honrosa.

A divulgação dos ganhadores será em outubro. Logo depois, os autores dos sete melhores trabalhos receberão os prêmios em um evento realizado na FEA-USP e poderão ser convidados para uma apresentação oral na faculdade.

Os critérios de correção dos trabalhos não levarão em conta o ponto de vista do autor, e sim o desenvolvimento do texto e a coerência dos argumentos desenvolvidos. Também será avaliada a utilização de conceitos de economia feita pelo estudante.

No ano passado, Fabrício Generoso Valiati, da Escola Estadual Ibrahim Nobre, da capital paulista, foi o primeiro colocado e, Charles Pedro de Jesus Campos, da Escola Estadual Cel. Benedito Ramos Arantes, do município de Igarata, na região de Jacareí, ficou em terceiro.

Charles Campos, que agora cursa o 3° ano do Ensino Médio, conquistou o prêmio com um texto sobre o tema “O que você pensa sobre o papel do economista na sociedade brasileira atual?”. Para desenvolver o ensaio, ele discorreu sobre as diversas áreas em que o economista pode atuar e a ligação que o profissional deve fazer entre os diferentes ramos da economia buscando uma visão macroeconômica.

“Vários alunos da minha escola estão interessados em participar e me perguntam como foi. Acho importante fazer o ensaio já que a economia é um assunto essencial para o dia a dia do País”, afirma o estudante.