quinta-feira, 26/03/2015
Acessa Escola

Prazo para as escolas se cadastrarem em novo programa de recuperação termina sexta (27)

Reforço prevê aulas de Português e Matemática voltadas para alunos do Ensino Fundamental e Médio

Termina na próxima sexta-feira (27), o prazo para as escolas da rede estadual se cadastrarem no novo programa de reforço da Educação. O projeto, voltado para alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio com dificuldades, estipula ao menos duas aulas extras por semana de Língua Portuguesa e Matemática.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A proposta é que as unidades de ensino organizem o cronograma de aulas no pré ou pós turno da grade regular. O reforço terá supervisão das 91 Diretorias Regionais de Ensino e os alunos participantes serão indicados a partir dos resultados das provas bimestrais. Os professores interessados em atuar na modalidade também terão que fazer cadastro a partir do dia 30. A duração do programa é de 10 semanas.

Pela primeira vez o modelo contará com recursos tecnológicos desenvolvidos especialmente para a rede paulista e um jogo virtual irá ajudar a recuperar o conteúdo. Entre os materiais didáticos utilizados está o game “A Aventura”, em que o estudante será desafiado a salvar o planeta de uma invasão alienígena e, para tanto, precisará cumprir missões que exigem habilidades matemáticas e de linguagem. Os exercícios complementares podem ser feitos em qualquer computador, inclusive nas salas do Acessa Escola das unidades escolares, o que amplia o tempo de estudo e contribui para que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas.

“Os professores que se candidatarem para dar as aulas passarão por formação específica para que ministrem o conteúdo com essa nova linguagem e façam intercâmbio de estratégias de aprendizado. O objetivo da Secretaria é ampliar a utilização da tecnologia com aliada na educação e como mais uma ferramenta dos nossos programas de recuperação”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

Reforço intensivo e contínuo

A Educação também oferece aos estudantes, ao longo do ano letivo, as modalidades “intensiva” e “contínua” de recuperação. Além disso, os professores têm à disposição o programa Currículo+, um banco online e colaborativo que já reúne 3 mil objetos digitais. A plataforma é segmentada por ciclo e disciplinas. Todo conteúdo dialoga com o currículo implementado na rede paulista. Saiba mais.