• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/12/2011
Imprensa

Prazo para matrícula no Ensino Médio Técnico integrado é prorrogado até 13 de janeiro

A nova data é válida para os cursos que ainda não tiveram a totalidade de vagas preenchida O programa tem por objetivo articular a rede estadual à educação profissional e […]

A nova data é válida para os cursos que ainda não tiveram a totalidade de vagas preenchida

O programa tem por objetivo articular a rede estadual à educação profissional e é executado pelas secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

O prazo para matrícula na modalidade integrada do programa Rede Ensino Médio Técnico foi prorrogado até 13 de janeiro. A nova data vale para os cursos que ainda não tiveram a totalidade das vagas preenchida. Executado pelas secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o programa tem por objetivo articular a rede estadual à educação profissional e é voltado aos alunos que em 2012 cursarão a 1ª série do Ensino Médio regular em uma das 21 escolas estaduais participantes.

São oferecidos 16 diferentes cursos técnicos para 38 turmas/classes, que atenderão a 1.520 estudantes e terão início em fevereiro de 2012. Na primeira chamada, encerrada em 15 de dezembro, houve 2.025 inscrições e 1.467 matriculados. No caso dos cursos cujo número de cadastrados superou o de vagas, foi realizado um sorteio, no dia 16 de dezembro, para seleção dos alunos. A lista dos sorteados pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação. Os interessados nas 253 vagas remanescentes devem se cadastrar nas próprias unidades.

Relação das unidades de ensino participantes

Município Escola Estadual Cursos Vagas remanescentes
Araraquara Ergilia Miceli Mecânica 8
Informática 2
Avaré Dona Maria Izabel Cruz Pimentel Agroindústria 0
Eventos 0
Barretos Embaixador Macedo Soares Manut. e Suporte em Informática 0
Agropecuária 0
Birigui Portal da Pérola Manut. e Suporte em Informática 17
Administração 0
Automação Industrial 23
Boituva Mario Pedro Vercellino Manut. e Suporte em Informática 0
Informática 0
Bragança Paulista Ministro Alcindo Bueno de Assis Mecânica 25
Informática 17
Campos do Jordão Profº Theodoro Correa Cintra Informática 19
Edificações 19
Capivari Padre Fabiano José Moreira de Carvalho Informática 24
Química 26
Caraguatatuba Thomaz Ribeiro de Lima Técnico em Comércio 25
Informática para Internet 9
Catanduva Nicola Mastrocola Química 0
Mecatrônica 0
Guarulhos Profª Maria Helena Barbosa Martins Automação Industrial 0
Informática 0
Hortolândia Profº Liomar Reitas Câmara Mecânica 4
Informática 0
Itapetininga Modesto Tavares de Lima Eletromecânica 0
Piracicaba Profº Antonio de Mello Cotrim Automação Industrial 0
Presidente Epitácio Dezoito de Junho Informática 0
Eletrotécnica 8
São Carlos Conde do Pinhal Informática 3
São João da Boa Vista Cel. Joaquim José Administração 0
São Roque Germano Negrini Administração 0
Alimentos 24
Sertãozinho Dr. Antonio Furlam Junior Eletrônica 0
Suzano Profº Justiniano de Rezende Silva Automação Industrial 0
Administração 0
Votuporanga Profº Uzeni Coelho Zeitune Manut. e Suporte em Informática 0
Edificações 0

Rede Ensino Médio Técnico

Lançado em julho deste ano pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, o programa conta com um investimento de R$ 60 milhões neste ano e tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

A educação técnica profissional será oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, o aluno cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. Inicialmente serão ofertadas 31 mil vagas, voltadas a alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais.

Na modalidade integrada, a formação básica e o ensino técnico serão oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. Poderão concorrer às vagas alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais selecionadas.

Em 2012, somando as duas modalidades, serão oferecidas cerca de 100 mil vagas. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.