quinta-feira, 12/01/2012

Prazo para matrícula no Ensino Médio Técnico integrado termina amanhã

Há inscrições para os cursos que ainda não tiveram a totalidade de vagas preenchida O programa tem por objetivo articular a rede estadual à educação profissional e é executado pelas […]

O programa tem por objetivo articular a rede estadual à educação profissional e é executado pelas secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Termina amanhã (13/01) o prazo para matrícula na modalidade integrada do programa Rede Ensino Médio Técnico. As inscrições estão abertas para os cursos que ainda não tiveram a totalidade das vagas preenchida. Executado pelas secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, o programa tem por objetivo articular a rede estadual à educação profissional e é voltado aos alunos que cursarão neste ano a 1ª série do Ensino Médio regular em uma das 21 escolas estaduais participantes.

São oferecidos 16 diferentes cursos técnicos para 38 turmas, que atenderão a 1.520 estudantes e terão início em fevereiro. Na primeira chamada, encerrada em 15 de dezembro, houve 2.025 inscrições e 1.467 matriculados. No caso dos cursos cujo número de cadastrados superou o de vagas, foi realizado um sorteio, no dia 16 de dezembro, para seleção dos alunos. A lista dos sorteados pode ser consultada no portal da Secretaria da Educação, por meio do link http://retec.edunet.sp.gov.br/integrado/inscricao/. Os interessados nas 266 vagas remanescentes devem se cadastrar nas próprias unidades.

Relação das unidades de ensino com vagas remanescentes

Município Escola Estadual Cursos   Vagas

Araraquara Ergilia Miceli Mecânica   8
Informática   2
Birigui Portal da Pérola Manut. e Suporte em Informática   17
Automação Industrial   23
Bragança Paulista Ministro Alcindo Bueno de Assis Mecânica   25
Informática   17
Campos do Jordão Profº Theodoro Correa Cintra Informática   19
Edificações   19
Capivari Padre Fabiano José Moreira de Carvalho Informática   24
Química   26
Caraguatatuba Thomaz Ribeiro de Lima Técnico em Comércio   25
Informática para Internet   9
Hortolândia Profº Liomar Reitas Câmara Mecânica   4
Presidente Epitácio Dezoito de Junho Eletrotécnica   8
São Carlos Conde do Pinhal Informática   3

São João da Boa Vista Cel. Joaquim José Administração   13
São Roque Germano Negrini Alimentos   24

Rede Ensino Médio Técnico

Lançado em julho de 2011 pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, o programa conta com um investimento de R$ 60 milhões nesta primeira etapa e tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.

A educação técnica profissional será oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, o aluno cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. Inicialmente serão ofertadas 31 mil vagas, voltadas a alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais.

Na modalidade integrada, a formação básica e o ensino técnico serão oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. Poderão concorrer às vagas alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais selecionadas.

Neste ano, somando as duas modalidades, serão oferecidas cerca de 100 mil vagas. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.