segunda-feira, 21/11/2016
Gestão Democrática

Prazo para responder questionário sobre gestão democrática termina nesta sexta (25)

Enquete é aberta à comunidade escolar e visa ampliar o debate nas 5 mil unidades da rede

Termina nesta sexta-feira (25) o prazo para responder ao questionário Gestão Democrática elaborado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A enquete é aberta a alunos, professores, pais/responsáveis e funcionários das 5 mil escolas da rede paulista. As perguntas são formuladas de acordo com cada perfil e tem por objetivo identificar a atuação e o que pode ser atualizado nos espaços dos Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM).

– Clique aqui e responda o questionário

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O resultado será compilado pela Secretaria nos próximos meses e utilizado em encontros regionais e estadual agendados para 2017. Para ampliar ainda mais o debate, além da comunidade escolar, a proposta é convidar representantes da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros grupos da sociedade civil.

Só após o período de debate e de consulta pública, as contribuições serão reunidas em um projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Se aprovado, a expectativa é que as novas diretrizes sejam adotadas pela rede e façam parte dos cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes.

Estratégias para uma administração mais igualitária

Nos últimos meses, a Secretaria da Educação de São Paulo intensificou as ações para uma gestão mais democrática nas escolas. Além do projeto de lei para modernizar Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM), foi criada a Fipesp. A Frente de Instituições Públicas pela Educação do Estado de São Paulo reúne representantes do Tribunal da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participar de audiências públicas e encontros com estudantes, pais ou responsáveis, profissionais de educação e comunidade escolar.