• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/10/2014
Sociedade

Prédio Caetano de Campos é tema de mostra sobre arquiteto Ramos de Azevedo

Exposição poderá ser visitada, até o dia 30 de novembro, no Arquivo Histórico

O prédio Caetano de Campos, localizado na Praça da República, é tema da mostra “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos”, em exposição no Arquivo do Estado até o próximo dia 30 de novembro. A mostra tem como objetivo resgatar a memória da educação pública paulista, trazendo objetos escolares utilizados na época, além de réplicas do antigo complexo escolar.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e hoje sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o prédio Caetano de Campos, construído para ser um dos símbolos da educação brasileira abrigou, até 1978, a Escola Caetano de Campos. Nela, estudaram nomes como Sérgio Buarque de Hollanda, Francisco Matarazzo, Mário de Andrade e Cecília Meireles. O imóvel também impactava pelo tamanho: 225 janelas, 86 metros de largura e 37 metros de profundidade nos pavilhões laterais.

Na exposição, o público poderá conferir uma maquete do complexo escolar tal como era no final do século XIX, hoje tombado como bem cultural do Estado e do Município de São Paulo. A réplica inclui dois pavimentos, com o anfiteatro que mais tarde seria substituído por um auditório, ginásio de esportes e o prédio do Jardim de Infância, que foi demolido no final da década de 1930 para a passagem da Avenida São Luís.

Quem for ao Arquivo Histórico também terá a chance de conhecer objetos criados pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Ente os destaques está uma carteira escolar, primeira peça do design do Brasil e recriada para a exposição. No espaço foi montada ainda uma sala de aula com mesas e cadeiras da época. Uniformes e cartilhas usadas por alunos no início do século passado compõem o acervo. A mostra também vai exibir filmes e documentários com funcionários e alunos da antiga escola.

Serviço:
Local: Arquivo Histórico de São Paulo
Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Luz