quinta-feira, 07/08/2003

Prefeitura de Santos faz sua parte e vai viabilizar imóveis para implantação de NAI e semiliberdade no município

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem-SP) e o município de Santos estão em esforço mútuo para melhorar o atendimento ao adolescente em situação de risco da cidade. O […]

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem-SP) e o município de Santos estão em esforço mútuo para melhorar o atendimento ao adolescente em situação de risco da cidade. O primeiro passo foi dado em uma reunião, na última quarta-feira, entre a Febem, representantes do governo municipal, conselho tutelar, conselho municipal de defesa da infância e da juventude e polícia civil, na qual foram discutidas a criação de um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e a implantação de uma unidade desemiliberdade no município.

Para a implantação do NAI, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária e Cidadania de Santos irá alugar, em caráter de urgência, um imóvel que possa abrigar jovens infratores de modo satisfatório, no modelo adotado pela cidade de São Carlos. Já para a semiliberdade, ficou acertado na reunião que prefeitura e comunidade vão procurar um imóvel para que a Febem possa instalar a unidade.

“Essa integração entre comunidade, governo estadual e municipal é fundamental para que se encontrem soluções satisfatórias para o problema do adolescente infrator. Vários municípios, a exemplo de Santos, vem demonstrando interesse em ter um NAI e a Febem está abrindo espaço para esta discussão, levando seus técnicos e mostrando casos bem-sucedidos, como o de São Carlos”, explicou o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, durante a reunião

SANTOS ? O município tem hoje 55 internos espalhados em unidades de São Vicente, Guarujá e São Paulo. Na região da Baixada Santista existem 333 adolescentes privados de liberdade em diversas unidades da Febem. Além do NAI e da unidade de semiliberdade, está em andamento também a implantação de uma unidade de internação em Santos. A prefeitura ofereceu três terrenos para a que a Febem avaliasse a construção. O local apropriado foi escolhido depois da análise de uma equipe do departamento de obras e, no momento, está em discussão a viabilização do sistema de energia e saneamento do terreno.

Informações para Imprensa Assessoria de Comunicação Social ? Febem
Joaquim Maria Botelho / Egle Cisterna / Denize Ament / Charles Roberto