quarta-feira, 30/05/2007

Prefeitura vai disponibilizar clubes municipais alunos da rede estadual

Transformar os equipamentos esportivos municipais de São Paulo em um “terceiro lar” para as crianças, depois da casa e da escola. Esse é o conceito do projeto piloto Clube Escola, […]

Transformar os equipamentos esportivos municipais de São Paulo em um “terceiro lar” para as crianças, depois da casa e da escola. Esse é o conceito do projeto piloto Clube Escola, lançado no Clube da Cidade Jardim São Paulo, Zona Norte. Num primeiro momento, o projeto deve atender cerca de 2 mil alunos, da EE Antônio Lisboa e EE Buenos Aires. A idéia é que os alunos possam desenvolver atividades esportivas e culturais antes ou depois do horário de aula.

Neste projeto, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer trabalhará em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Às escolas caberá incentivar e propor atividades esportivas no Clube Escola de sua região, tornando-se pólos de difusão da importância destes equipamentos.

“A idéia do Clube Escola é dar continuidade a todo o planejamento que fazemos, fortalecendo a educação pública, seja ela do governo do Estado ou da Prefeitura. O Clube Escola é uma extensão da escola, uma oportunidade para as crianças e seus familiares terem atividades organizadas pelo poder público em horários complementares, como nos finais de semana e à noite”, disse o prefeito Gilberto Kassab.

Mais Clubes

O objetivo do programa coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer é preparar gradualmente os 445 equipamentos esportivos da cidade para oferecer atividades esportivas, recreativas, sócio-culturais, sócio-ambientais e de informática à cerca de 2,3 milhões de crianças das escolas municipais e estaduais instaladas na capital. Para atender a demanda, a Prefeitura lançou recentemente um programa de obras para a recuperação da estrutura física de todos seus equipamentos esportivos, que deverá consumir, nos próximos dois anos, recursos de R$ 90 milhões.

O primeiro Clube Escola de São Paulo é o “Centro Educacional Esportivo Alfredo Inácio Trindade” ou “Clube da Cidade Jardim São Paulo”. O equipamento esportivo, que fica na Rua Viri, número 425, em frente ao SESC Santana, no Jardim São Paulo, passou por uma reforma geral nos últimos dois anos. É um clube de grande porte, de aproximadamente 52 mil m², dotado de extensa área verde, salas de aula, sala de musculação, três quadras poliesportivas, campo de futebol, cancha de bocha, campo para gateball, playground e três piscinas, além de vestiários e um Telecentro.