segunda-feira, 12/08/2013

Prefeituras de SP e escolas particulares podem aderir ao Saresp 2013 até hoje

Todos os municípios interessados devem fazer inscrição no site da Secretaria da Educação do Estado e entregar a documentação até o dia 20 de agosto As prefeituras de São Paulo, […]

As prefeituras de São Paulo, além da rede particular de ensino, podem aderir ao Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) até as 23h59 de hoje, dia 12 de agosto.  A Secretaria da Educação do Estado prorrogou o prazo e para fazer a inscrição os interessados devem acessar a página (http://saresp.fde.sp.gov.br/2013/). Após o cadastro, os municípios devem entregar a documentação necessária até o dia 20.

Até a semana passada, 517 prefeituras já haviam feito a inscrição. A partir deste ano, com a nova meta etária de alfabetização em São Paulo de 7 anos de idade – maior do que a estipulada no País, que define a idade certa de 8 anos – a avaliação também será aplicada aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em todo o Estado. O Saresp 2013 está marcado para os dias 26 e 27 de novembro deste ano para os alunos da rede estadual e das redes municipal e particular de ensino conveniadas.

Depois de fazer a inscrição, as prefeituras devem entregar os documentos exigidos em uma das 91 diretorias regionais de ensino do Estado para que seja feita a análise do material. Já para as unidades de ensino privado, os representantes serão contatados para a assinatura do contrato.

Por meio da parceria, as provas a serem aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado.

“O Saresp é uma excelente oportunidade para escolas e gestores avaliarem o ensino, identificarem pontos de dificuldade e investirem em metodologias direcionadas. Trata-se ainda de uma importante ferramenta para os municípios paulistas e a rede particular de ensino”, afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.

Em 2012, 580 mil alunos da rede municipal de 530 cidades do Estado e 40 mil estudantes de colégios particulares fizeram as avaliações. O número deve ser ainda maior em 2013 com a ampliação da prova para o 2º ano do Ensino Fundamental.

Até o ano passado, a avaliação era aplicada para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A expectativa é que, com a expansão, 780 mil crianças e jovens das redes municipais e 2,5 milhões da rede estadual participem das provas.